CI

Governo pode reabrir negociações com fiscais agropecuários

No final da manhã, uma reunião entre a Anffa e o Ministério da Agricultura, acompanhada pela Comissão de Agricultura da Câmara Federal, deve resultar em avanço nas negociações


Em greve há oito dias, os fiscais federais agropecuários ainda não têm respostas para as reivindicações. No entanto, estão otimistas quanto a sinais de novas negociações, que receberam nessa terça-feira (31-07). Segundo o presidente da Associação dos Fiscais Federais Agropecuários do Ministério da Agricultura no Paraná (Affama-PR), Clemente Martins, ainda nessa quarta-feira (01-08) um encontro em Brasília “deve trazer novidades”.

Martins afirma que, ainda no final da manhã, uma reunião entre a Associação Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa) e o Ministério da Agricultura, acompanhada pela Comissão de Agricultura da Câmara Federal, deve resultar em avanço nas negociações. “Estivemos em reunião, nessa terça-feira (31-07), em Foz do Iguaçu e Paranaguá, com a categoria. Estamos otimistas quanto à reunião de hoje”, comenta.

Enquanto não há solução para a greve, os fiscais, nos dois municípios do Paraná, optaram por continuar atendendo 30% da demanda. Porém, em Foz do Iguaçu, o movimento de caminhões não diminuiu. Segundo o departamento aduaneiro, da Estação Aduaneira de Interior (Eadi) Sul, o número de caminhões no pátio era de 698, muito maior que o normal. Desses, 225 eram de exportações e, a maioria, 473, de importações, que precisam da liberação do Ministério da Agricultura, através dos fiscais.

Os prejuízos em mercadorias paradas não está apenas no Paraná. Como divulgou ontem, no site, a Anffa, a “paralisação já apresenta aproximadamente U$ 206 milhões em mercadorias e produtos parados nos Estados do Rio Grande do Sul, Goiás, Espírito Santo e Minas Gerais.

O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, afirmou estar “preocupado” com a greve dos fiscais federais agropecuários devido aos possíveis impactos financeiros da paralisação. A categoria é responsável pela fiscalização das cargas agrícolas que transitam pelo País. O relato foi feito por técnicos que participaram de reunião para discussão das diretrizes da Secretaria de Defesa Agropecuária.

O encontro do ministro com técnicos do ministério e das superintendências federais de Agricultura não foi divulgado pela assessoria da pasta. De acordo com dois interlocutores, o ministro disse estar “empenhado” para encontrar uma solução para o problema dos fiscais, que pedem reajuste salarial de 45%.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.