CI

Governo/PR apoia projetos de melhoramento genético de bovinos

Entre as ações previstas está a liberação de recursos para a aquisição de kits de inseminação artificial


A Secretaria da Agricultura e do Abastecimento firmou parcerias com as prefeituras de Peabiru, Tamarana e Cafezal do Sul para apoiar o desenvolvimento de projetos voltados para o melhoramento genético do rebanho bovino leiteiro. Os acordos incluem iniciativas para fortalecer a estruturação de programas já em funcionamento, ou em implantação, desenvolvidos junto às secretarias municipais de agricultura. Entre as ações previstas está a liberação de recursos para a aquisição de kits de inseminação artificial.

De acordo com os técnicos da Divisão de Produção Agropecuária do Departamento de Desenvolvimento Agropecuário (Deagro) da secretaria, diversas medidas devem ser tomadas antes da introdução de material genético “superior” nos rebanhos. Entre elas estão a capacitação e profissionalização do produtor no gerenciamento do rebanho e de sua propriedade e a melhoria dos sistemas de alimentação.

Também fazem parte das orientações técnicas o controle leiteiro e reprodutivo para a seleção de animais superiores e descarte de animais com problemas ou inferiores, o treinamento nos métodos de coberturas dirigidas e a implantação de inseminação artificial.

Segundo o zootecnista André Dias Lopes, do Deagro, a técnica de inseminação artificial é mais uma ferramenta no processo de melhoramento genético desse rebanho. “Embora de grande importância, a inseminação artificial somente consegue alcançar seus objetivos se as outras variáveis desse processo estiverem sendo controladas, planejadas, executadas e avaliadas de maneira rotineira e dinâmica nas propriedades”, afirma.

Este tipo de parceria incentivada pela secretaria também é realizada com outros municípios do Estado, que apresentaram projetos estruturados tecnicamente para fomentar a atividade leiteira de pequenos produtores. A medida estimula a inovação e a adoção de práticas para a produção sustentável e o aumento da competitividade.

Todas as parcerias são firmadas conforme as linhas estratégicas de atuação do Plano de Ação 2011 a 2014, do sistema Sistema Estadual de Agricultura (Seagri).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.