CI

Governo/PR reafirma compromisso de apoio aos produtores rurais

Norberto Ortigara, reafirmou seu compromisso de ampliar o apoio técnico e ações de fomento do governo do Estado junto ao agricultor


Ao abrir o 21º Encontro Estadual de Produtores de Cebola em Balsa Nova nesta sexta-feira (29), o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, reafirmou seu compromisso de ampliar o apoio técnico e ações de fomento do governo do Estado junto ao agricultor. Segundo ele, um dos desafios da Secretaria e da Emater é ajudar mais os produtores principalmente em períodos de crise de mercado, como estão enfrentando os produtores de cebola.

Ortigara elogiou os produtores que mesmo em período de crise na comercialização do produto pararam um dia com suas atividades para discutir melhores tecnologias de produção. Para o secretário, é em momentos como esse, quando há mais reflexão por parte dos produtores, que acontecem os saltos de qualidade e produtividade.

Ele lembrou que o governo existe para ajudar, para cooperar e levar conhecimento técnico. “É importante parar nesse momento de preços ruins da cebola. E parar na crise para pensar significa que haverá ganho de eficiência daqui para a frente, o que ajudará o setor a dar um salto fantástico, como vem acontecendo nos últimos anos”, disse. Este ano, o preço da cebola pago ao produtor caiu 43% em relação ao ano passado. Mesmo assim, a produtividade está crescendo no Paraná.

A cultura da cebola está presente em 25 municípios da região Centro-Sul do Estado. Desde 1987 a produtividade quadruplicou, passando de 4.164 quilos por hectare em 1987 para 17.048 quilos por hectare em 2010. No município de Balsa Nova, a produtividade é de 20 mil quilos por hectare, superior à média paranaense.

Ortigara disse que conta com a parceria com o governo federal, prefeituras, cooperativas e Senar para promover avanços para a agricultura paranaense. “A partir desse esforço queremos ajudar o agricultor a ter uma vida digna no meio rural, com mais renda e produzindo com mais eficiência”. Para o secretário, “vida boa no campo” se consegue também diversificando a produção para reduzir o risco de produção e de preferência agregar valor ao produto.

Para Rubens Niederheitmann, presidente do Instituto Emater, entidade que promoveu o Encontro Estadual da Cebola, a tecnologia é fundamental para melhorar a renda do agricultor, assim como o repasse de informações novas que ajudam a melhorar a produção na propriedade.

O 21º Encontro Estadual de Cebola reuniu cerca de 700 produtores, que discutiram o plantio direto da cebola, uma técnica que aumenta ainda mais a produtividade.

Além de Ortigara, participaram da abertura o prefeito Dinho Costa, o presidente do Instituto Emater do Paraná, Rubens Niederheitmann, o delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no Paraná, Reni Denardi, e o presidente da Cooperativa Bom Jesus da Lapa, Luiz Roberto Baggio, entre outras lideranças.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.