CI

Governo quer erradicar pobreza

Promover assistência técnica aos agricultores familiares


Programa Brasil Sem Miséria vai atender 306 mil pessoas no Rio Grande do Sul, das quais 106 mil nas áreas rurais

O programa Brasil Sem Miséria, do governo federal, inicia hoje com a meta de tirar 16,2 milhões de famílias da extrema pobreza no país, principalmente no campo. No Estado, 306 mil pessoas vão ser atendidas, das quais 106 mil na zona rural. A política, lançada oficialmente ao final da semana passada, consiste numa maior presença do Estado no interior do país, em que se destaca a promoção de assistência técnica aos agricultores familiares. A etapa regional do programa será oficialmente apresentada ainda neste mês pelo governo.

Hoje, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) publica, no Diário Oficial da União, edital de chamada pública para contratação de entidades que prestarão assistência técnica às famílias atendidas. Segundo o secretário de Agricultura Familiar do MDA, Laudemir Müller, o governo pretende contratar entidades em 60 dias, entre ONGs, Oscips e empresas. A meta é oferecer 11 técnicos para cada mil famílias. No meio rural, a ação vai focar a estruturação produtiva e o incremento da renda.

Seis mil famílias que vivem em situação de miséria nas regiões do Alto da Serra do Botucaraí, do Médio Alto Uruguai, além de índios, quilombolas e assentados serão os primeiros a participarem do programa Brasil Sem Miséria no RS. A escolha desse público partiu da lista de 135 mil famílias rurais gaúchas cadastradas no Bolsa-Família e considerou também o baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Segundo o secretário do Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, Ivar Pavan, em 2011 será possível atender esse público com a estrutura que o estado possui. Para 2012, a meta é ampliar o programa, contando com o recurso federal e convênios com prefeituras e cooperativas. Um dos desafios, conforme Pavan, será a mudança de atitude dos produtores. Atualmente, para receber o Bolsa-Família é preciso manter os filhos na escola. No novo programa, os participantes têm que produzir na terra.

Objetivos do programa no Brasil

Retirar 16,2 milhões de famílias da extrema pobreza (47% vivem na área rural);

Elevar para 255 mil o número de agricultores familiares atendidos pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA);

Constituir equipes de 11 técnicos para cada mil famílias;

Fomento de R$ 2,4 mil por família, durante dois anos, para produção e comercialização;

Distribuir sementes e insumos para 253 mil famílias;

Levar energia elétrica para 257 mil famílias;

Construir cisternas para 750 mil famílias;

Bolsa Verde: R$ 300 para a preservação ambiental.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.