CI

Governo quer exportar carne para China neste semestre


A expectativa do ministério da Agricultura é iniciar as exportações de carnes para a China ainda no primeiro semestre deste ano, após habilitação de empresas brasileiras junto ao governo chinês. A habilitação é a última etapa de um total de cinco antes do início da comercialização. O mercado de carnes da China é estimado em US$ 200 milhões ao ano. Na contrapartida, o Brasil poderá importar frutas e trigo da China. Técnicos do ministério elaboram estudos sobre a análise de risco dos produtos chineses. As informações são do secretário-executivo do ministério, José Amauri Dimarzio.

Segundo ele, o governo enviou aos chineses uma lista de 80 frigoríficos de carne bovina, 35 de aves e 30 de suínos interessados em vender ao mercado chinês. "A China é um grande mercado consumidor, que prioriza a segurança alimentar. O governo chinês é muito cauteloso ao fechar acordos para importação de alimentos", afirmou. O diretor do departamento de defesa animal do ministério, João Cavallero, disse que o ministério enviou hoje (26-02) ao governo russo relatório detalhado sobre a condição sanitária do rebanho bovino e suíno do país. Em dezembro do ano passado, a Rússia suspendeu as importações de carnes suína de Santa Catarina, alegando problemas sanitários no rebanho.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.