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Governo recupera 5 mil km de estradas para escoar supersafra de soja

Governo do Estado investiu R$ 1,5 bilhão em infraestrutura rodoviária



O Governo do Estado investiu R$ 1,5 bilhão em infraestrutura rodoviária preparando cinco mil quilômetros de estradas para suportar o fluxo de caminhões no período de escoamento da supersafra de soja.

Segundo o secretário estadual de Infraestrutura, Marcelo Miglioli, os investimentos foram durante três anos de administração e englobam trabalho sistemático de manutenção das rodovias estaduais pavimentadas e de revestimento primário, priorizando os corredores de produção de grãos e carne. Os recursos do Fundersul (Fundo de Desenvolvimento do Sistema Rodoviário) foram destinados integralmente ao setor logístico.

O presidente da Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de MS), Mauricio Saito, destacou que as ações do governo mais de 98% da produção de grãos é escoada por rodovias o que contribuiu para o crescimento do agronegócio.

Safra - A colheita da soja em Mato Grosso do Sul ainda está no seu início, com previsão de ganhar maior volume a partir deste mês e finalizando em abril. Estimativas da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) indicam que a safra poderá ter um incremento de 1,5%, chegando a 8,701 milhões de toneladas. A Aprosoja (Associação de Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul) estima que a produção será semelhante a safra recorde do ano passado.

Investimentos - Do total de 94 pontes de concreto projetadas pelo governo estadual em 39 municípios, 50 foram entregues pelo governador Reinaldo Azambuja, das quais 35 atenderam áreas de risco definidas pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, totalizando investimentos de R$ 104 milhões em recursos próprios. A Agesul executa atualmente a construção de mais 16 pontes e outras 15 estão em processo de licitação e oito em fase de projeto.

O governador Reinaldo Azambuja ainda anunciou a aplicação de R$ 254 milhões em infraestrutura viária em 2018. O dinheiro será captado junto à Caixa Econômica Federal e a operação de crédito foi aprovada no final do ano passado pela Assembleia Legislativa.

Manutenção - Rodovias estratégicas, como as MS-156 (Caarapó-Amambai), MS-165 (Sul Fronteira) e MS-460 (Água Fria, em Maracaju), foram pavimentadas. De 2015 a 2017, a Agesul executou 326 km de pavimentação e restauração de rodovias, com investimentos de R$ 226 milhões, incluindo acessos a núcleos industriais, dentre os quais o de Dourados. Estão em obras o asfaltamento de 133 km e outros 311 km em restauração, com recursos próprios (R$ 360 milhões).

No ano passado, o Estado aplicou cerca de R$ 150 milhões do Fundersul em conservação e manutenção das estradas não pavimentadas e recuperou 510 km de vias e dezenas de pontes que se encontravam intransitáveis, beneficiando toda a cadeia produtiva. Uma das regiões contempladas é o Pantanal, onde o Estado implanta cascalho e drenagem em trechos alagados e arenosos das MS-423, MS-228, MS-184, MS-419, MS-195, MS-382 e MS-243.

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