CI

Governo/RS entrega proposta de criação do Departamento de Cooperativismo

Entrega do documento ocorreu durante a abertura do XV Seminário Gaúcho de Cooperativismo


Entrega do documento ocorreu durante a abertura do XV Seminário Gaúcho de Cooperativismo
O secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Ivar Pavan entregou ao ministro do Trabalho, Brizola Neto, nesta quinta-feira (29), a proposta de criação do Departamento de Cooperativismo dentro da estrutura do Ministério. A entrega do documento ocorreu durante a abertura do XV Seminário Gaúcho de Cooperativismo, realizado pelo Sistema Ocergs/Sescoop, em Porto Alegre. O ministro adiantou que irá levar a discussão para todas as esferas em Brasília.

O projeto foi elaborado pelo Conselho Estadual de Cooperativismo do RS, cuja coordenação é do secretário Ivar Pavan. Segundo justificativa encaminhada ao ministro, "a criação deste Departamento poderá servir como base para incentivar este segmento no País, assim como disseminar sua compreensão, especialmente no que concerne às cooperativas de trabalho (produção e serviços), que passam a expressar um novo modelo de relacionamento. Com a criação do Departamento teremos um espaço público para debater soluções para o desenvolvimento do cooperativismo em todo o País", afirmou o secretário.

Pavan considerou todo o histórico de criação do Programa Gaúcho de Cooperativismo, cujas discussões envolveram todos os segmentos desta área no Estado, durante mais de seis meses. Atualmente, o Programa está em plena execução, com atendimento direto em sete escritórios regionais no Rio Grande do Sul, com equipes multiprofissionais, especificamente nas áreas de gestão e acompanhamento de cooperativas. "Hoje, já acompanhamos 108 cooperativas, tanto na parte de organização na área de gerenciamento como em outras ações, incluindo o acesso ao mercado. Com isso, reafirmamos o compromisso do governador de ter as cooperativas como parceiras para o grande projeto de desenvolvimento de nosso Estado", afirmou o secretário.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.