CI

Governo/RS promove seminário sobre água e irrigação em parceria com a FAO

O evento a partir das 19h30, no Centro de Eventos do Barra Shopping Sul, em Porto Alegre


A abertura oficial do Seminário Internacional Água, Irrigação e Alimentação, promovido pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, em associação com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), ocorrerá nesta terça-feira (16), a partir das 19h30, no Centro de Eventos do Barra Shopping Sul, em Porto Alegre. O evento, que acontece até o dia 18 de outubro, tem como objetivo apoiar as ações em curso no Rio Grande do Sul e Brasil em favor da Irrigação e da Segurança Alimentar e Nutricional, ampliar a difusão sobre a problemática das estiagens e as alternativas tecnológicas disponíveis aos agricultores, e despertar a sociedade para a irrigação, com uso responsável dos recursos hídricos.

O início do encontro será coordenado pelo vice-governador Beto Grill e contará com a participação do Coordenador Geral de Ações Internacionais de Combate à Fome do Governo Federal, ministro Milton Rondó Filho, além dos secretários de Estado da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi; de Obras Públicas, Luiz Carlos Busato; do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan; e do Meio Ambiente, Helio Corbellini.

De acordo com o presidente da Fepagro e coordenador científico do evento, Danilo Rheinheimer dos Santos, a sistemática adotada pela organização será inovadora. "Esse seminário será uma mescla entre especialistas na área de armazenamento e manejo de irrigação, com palestrantes que tenham foco na preocupação da agricultura com o controle da fome no mundo". Entre os profissionais estarão presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do Estado, Miguel Medeiros Montana, e o Diretor do Departamento de Fomento à Produção e Estruturação Produtiva do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Marcos Dal Fabro.

Para tratar da contextualização mundial da irrigação, participarão o professor da Universidade Técnica de Lisboa, Luiz Santos Pereira, reconhecido internacionalmente por suas pesquisas em Água e Irrigação, e o professor Merle Anders, da Universidade de Arkansas, que trabalha com alternativas de irrigação em solos de várzea.

Na conclusão do evento será elaborado um documento contendo diretrizes que auxiliem na compreensão dos caminhos que devem ser seguidos rumo ao desenvolvimento sustentável da atividade produtiva e à expansão responsável do uso da água na irrigação.

Inscrições

O seminário já recebeu mais de 500 inscrições e a organização estima em torno de 600 participantes entre técnicos e extensionistas da rede oficial e das cooperativas, líderes das federações, associações e cooperativas, tomadores de decisão nos organismos públicos (secretários de agricultura, prefeitos, gerentes de cooperativas, bancos oficiais e privados) agricultores, instituições de ensino e pesquisa e organizações da sociedade civil.

Os interessados devem acessar o site da Secretaria da Agricultura por meio do endereço www.agricultura.rs.gov.br e realizar a inscrição gratuita clicando no link do seminário. As inscrições também poderão ser realizadas durante a abertura oficial. No site da Secretaria da Agricultura também está disponível para download uma revista com a programação completa e todas as informações sobre o evento.

Promotores

Apoiam o evento os ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, do Desenvolvimento Agrário, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, da Integração Nacional, do Meio Ambiente e das Relações Exteriores. São parceiros Irga, Fepagro, Emater, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Agência Nacional de Águas (ANA), Embrapa e Conselho Nacional de Sistemas Estaduais de Pesquisa Agropecuária (Consea). Mais informações pelos telefones (51) 3288-6215/6394/8059. Confira a programação completa do seminário em http://tinyurl.com/8nprpw9 .

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.