CI

Governo/RS recebe nova oferta de terras para a reforma agrária

As áreas ficam no município de Pinhal da Serra, região norte do Estado, quase na divisa com Santa Catarina


O secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Ivar Pavan, recebeu em uma audiência na secretaria nessa quarta-feira (15), o deputado estadual Márcio Biolchi e o advogado José Bernardo Ramos Boeira. Ambos vieram ofertar duas propriedades da família de Boeira - uma de 313 hectares e outra de 25 hectares - ao Estado, a fim de que possam ser utilizadas para reforma agrária. As áreas ficam no município de Pinhal da Serra, região norte do Estado, quase na divisa com Santa Catarina.


O secretário esclareceu que, para serem adquiridas pelo Governo, as terras precisam ser vistoriadas, primeiramente, pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), que avalia a adequação do solo para receber assentamentos de agricultores. Caso a propriedade cumpra os requisitos solicitados, inicia-se a negociação dos valores da venda e o processo de desapropriação.

No momento, não há nenhuma garantia de que o Estado irá adquirir a propriedade. "Hoje, o RS, tem uma grande oferta de terras. O Incra poderá analisar essa área ou não, isso vai depender das nossas necessidades. Se ela for vistoriada e nós tivermos os recursos que o instituto deve nos repassar através do convênio que firmamos, poderemos, no futuro, tratar da requisição dessa área", afirmou.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.