CI

Governo SC e cooperativas querem ampliar armazenagem de grãos

Objetivo é diminuir déficit de 2,3 milhões de t na estocagem


Para diminuir o déficit de armazenagem de grãos em Santa Catarina, cooperativas agrícolas e Governo do Estado firmaram parceria para revitalizar o Programa Armazenar da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, que em sua nova fase terá orçamento para subvencionar 50% dos juros, em um limite de 3,5%, referentes a financiamentos para construção e ampliação de armazéns.


As novas diretrizes do Programa foram apresentadas nesta quarta-feira (09.10), na 19ª Exposição-feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Chapecó (Efapi 2013), em encontro das lideranças locais.

As cooperativas vão contratar financiamento junto aos agentes financeiros, com 15 anos de prazo incluindo três anos de carência e juro de 3,5% ao ano, sendo que o Governo do Estado vai responder pela subvenção de 50% desta taxa, o que corresponderá a aproximadamente R$ 83 milhões em subsídio. A expectativa é de que cerca de 100 projetos sejam realizados com investimentos totais de R$ 500 milhões.

Em um ano, o objetivo é diminuir pela metade o déficit de 2,3 milhões de toneladas na estocagem de grãos em Santa Catarina. Hoje, o estado produz 6,5 milhões de toneladas de grãos incluindo milho, soja, trigo e arroz, porém armazena 4,2 milhões de toneladas, restando 30% da produção sem local para estocagem.


De acordo com o secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues, esse déficit de armazenagem traz uma série de prejuízos para os agricultores catarinenses que sofrem com a falta de grãos. “Com o Programa Armazenar queremos não só ampliar a capacidade de armazenagem, mas também estaremos evitando desperdícios através da construção de unidades de armazenagem tecnicamente corretas”, destaca.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.