CI

Governo/TO estuda implantação de ensino inovador nas escolas rurais

As aulas serão baseadas no uso de tecnologias agrícolas voltadas para realidade de cada comunidade


Um novo modelo escolar está em fase de estudo para os alunos das comunidades rurais do Tocantins. A inovação conta com a parceria da Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Seduc – Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia e a Unitins – Fundação Universidade do Tocantins. As entidades estiveram na tarde da quinta-feira, 12, discutindo as ações para implantar o ensino de tempo integral no campo, promovendo o conhecimento escolar para o desenvolvimento da produção agropecuária nas comunidades rurais. A proposta contará com amplo conteúdo prático e teórico. As aulas serão aplicadas baseadas no ensino pedagógico diversificado, somando a prática com uso de tecnologias agrícolas voltadas para realidade de cada comunidade rural.

De acordo com o secretário Executivo da Seagro, Ruiter Padua, esse sistema de ensino oportunizará conhecimento diversificado para os alunos na zona rural. “A Secretaria de Agricultura vai trabalhar a orientação dos técnicos e monitores contratados, em parceria também com a Unitins e com o Ruraltins, capacitando e fornecendo o máximo possível de informações que possam ser repassadas aos alunos”, explicou Ruiter.

Para o secretário de Educação do Estado, Danilo de Melo, o Governo do Estado quer desenvolver no campo as melhorias de qualidade de vida. “É necessário fortalecer a parceria de todos os envolvidos, disponibilizando aos alunos as atividades de conhecimento teórico, prático e tecnológico nas comunidades rurais”, enfatizou.

Com o projeto, serão implantados nas escolas rurais cursos direcionados às diversas atividades agrícolas como: piscicultura, silvicultura, bovinocultura, criação de pequenos animais, fruticultura, agroecologia, turismo rural, extrativismo e agroindústria. “A idéia é oferecer aos alunos as técnicas agrícolas adequadas e os conhecimentos necessários para que eles possam produzir e desenvolver suas próprias habilidades produtivas no campo”, destacou Danilo de Melo.

Tecnologia e reconhecimento

A nova proposta prevê ainda a entrega de milhares de computadores portáteis para os estudantes do campo. As máquinas, que já foram adquiridas pelo Governo do Estado, além de serem utilizadas para o acesso à internet, quando isso for possível, servirão ainda como uma biblioteca portátil, onde serão armazenados todos os conteúdos estudados.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.