CI

Governo/TO ressalta importância da mulher no Encontro de Agricultoras


As mulheres têm conquistado cada vez mais um papel importante no campo. De acordo com o IBGE, atualmente existem 4,1 milhões de trabalhadoras na agricultura familiar no país. Com o objetivo de proporcionar um espaço de discussão e reflexão sobre a importância da mulher no desenvolvimento da agricultura familiar, o Governo do Estado, por meio da Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, promove, em parceria com o MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário, o “III Encontro Estadual das Agricultoras Familiares”.


O evento teve início nesta terça-feira, 26, e prossegue com programação intensa até quinta-feira, 28, no auditório da ATM – Associação Tocantinense de Municípios, em Palmas. Participam do encontro cerca de 300 mulheres, entre quilombolas, pescadoras, indígenas, extrativistas, agricultoras e artesãs de 50 municípios tocantinenses.

Representando o Governado do Estado, o secretário da Agricultura, Jaime Café, agradeceu a presença e o apoio do secretário de Reordenamento Agrário do MDA, Adhemar Lopes de Almeida e demais autoridades presentes. “Quero agradecer especialmente a quem fazer acontecer, agregando valor aos produtos agrícolas e no lar, na criação dos filhos. Agradeço às mulheres de garra e força, aqui representadas pelas agricultoras familiares tocantinenses”, elogiou o secretário.

Café disse, ainda, que a contribuição das mulheres na agricultura familiar não é reconhecida, mas que eventos como este trazem conhecimento e informações que promovem a integração estimulam o desenvolvimento e a exposição das experiências e dificuldades enfrentadas no cotidiano comum a todas. “O governador Siqueira Campos sabe da importância das mulheres e da agricultura familiar no desenvolvimento do Estado, por isso irá lançar um programa, com linhas de créditos acessíveis, voltado para a agricultura familiar para o cultivo de seringueiras, garantindo renda durante todo o ano”, informou.

Parceiros

O secretário de Reordenamento Agrário lembrou sobre a política do Governo Federal em desenvolver o interior do Brasil, cada região com sua especificidade, mas com atenção especial ao Norte e Nordeste. “Quanto ao encontro, não preciso dizer, pois todos sabem da importância da mulher, na vida familiar e nos negócios. E o evento será uma oportunidade de compartilhar conhecimentos e vivências, além de receber informações sobre saúde, linhas de créditos e legislação”, pontuou argumentando que, os projetos precisam ser elaborados levando em conta a realidade de cada produtor, e que possam permitir que as mulheres tenham acesso às linhas de créditos.


Para a presidente da Associação Nova Morada de Colméia que também preside o Sindicato de Trabalhadores Rurais, a agricultora Maria da Guia Fernandes da Costa, o encontro é uma chance de adquirir informações e conhecimentos para unir forças das agricultoras na luta por melhoria de vida no campo. “Vamos trabalhar juntas, temos capacidade para vencer, somos lutadoras e não desistimos. Unidas venceremos”, reforçou.

De acordo com o delegado do MDA no Tocantins, Agostinho de Oliveira Chaves, a mulher está sempre presente nas atividades do campo, orientando buscando novas oportunidades e fortalecendo principalmente as associações e os sindicatos. “Este evento irá contribuir para que a agricultura familiar dê um passo a frente no principal problema que é a organização em associações, e a mulher tem papel importante nesta luta, pela sua força, pela sua disposição, perseverança diante das dificuldades”, pontuou.

Participaram ainda da cerimônia de abertura representantes Incra, Fetaet – Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado do Tocantins, Ceste – Consórcio Estreito Energia, SFA – Superintendência Federal da Agricultura, Ruraltins, Ministério da Aquicultura e Pesca, Faet – Federação da Agricultura do Estado do Tocantins, Adapec – Agência de Defesa Agropecuária, deputados e secretários de governo.

O encontro conta com o apoio do Shopping Capim Dourado e o Ceste – Consórcio Estreito Energia.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.