CI

Governo vai fiscalizar lavouras com seguro rural

Técnicos da Conab vão percorrer lavouras, pastos e florestas para conferir os dados


Foto: Pixabay

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) vai fiscalizar as propriedades rurais beneficiadas pelo Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR) via governo federal. Serão vistoriadas cerca de 1300 lavouras até o final do ano.

O Ministério da Agricultura envia à Conab uma lista com as apólices beneficiadas no PSR que devem ser auditadas in loco. Em todas as vistorias os técnicos percorrem lavouras, pastos e florestas e é feita a marcação de coordenadas geográficas, registros fotográficos e emissão do Laudo de Fiscalização.

O objetivo é confirmar se os dados declarados na contratação do seguro rural batem como se de fato o produtor contratou a apólice de seguro; se cultivou a cultura na área indicada na apólice, observando a existência ou os vestígios; e se confirma o recebimento da subvenção federal por meio do desconto financeiro para a aquisição da apólice de seguro. 

As propriedades ficam nos estados da Bahia, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins. O diretor de Gestão de Riscos da Secretaria de Política Agrícola do Mapa, Pedro Loyola, ressalta que é importante o produtor permitir o acesso e fornecer as informações solicitadas pelos técnicos. “Em caso de recusa, a operação pode ser cancelada e o produtor ficar impedido de participar do Programa”, explica. 

O PSR oferece ao agricultor a oportunidade de obter auxílio financeiro e contratar uma apólice de seguro para sua lavoura com custo reduzido. O objetivo do seguro é reduzir as perdas do produtor, em caso de quebra de safra, ao recuperar o capital investido na sua lavoura. 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.