Grã-Bretanha registra quarto caso de "língua azul"

Agronegócio

Grã-Bretanha registra quarto caso de "língua azul"

Além dos casos de aftosa que têm surgido desde o começo de agosto, uma nova doença ameaça o gado britânico
Por:
394 acessos

Além dos casos de aftosa que têm surgido desde o começo de agosto, uma nova doença ameaça o gado britânico, chamada de "língua azul". O quarto animal foi sacrificado ontem, segundo o Ministério do Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais britânico.

O último animal infectado pertencia a uma propriedade perto de Ipswich, no condado de Suffolk (Sul da Inglaterra). A doença viral é transmitida por mosquitos e pode atacar todo tipo de animal ruminante - bovinos, ovinos, caprinos, veados e búfalos. Para os humanos, não representa perigo. Os animais que contraem a doença sofrem com febres elevadas e suas línguas ficam azuladas. A taxa de mortalidade dos animais contaminados é alta: pode chegar a 70%.

No mundo:

Esta semana, o Ministério da Agricultura português confirmou a ocorrência da doença em ovinos na localidade de Barrancos, no Sul de Portugal. Segundo informativo da Organização Internacional de Saúde Animal (OIE), as medidas de controle adotadas foram a aplicação de banho e pulverização, desinfecção de áreas infectadas, quarentena e o sacrifício sanitário em parte dos animais afetados. Ainda não se sabe a causa da doença no país.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink