CI

Grandes fatores estão fora da pasta agrícola

Segundo ex-ministro da Agricultura o mundo terá dois grandes desafios nos próximos anos, que é a produção de energia e de alimentos


O ex-ministro da Agricultura aponta que o mundo terá dois grandes desafios nos próximos anos, que é a produção de energia e de alimentos. O Brasil pode se sair muito bem nas duas áreas, mas vai precisar de investimento em tecnologia e gestão. Especificamente sobre a agricultura, Roberto Rodrigues aponta ser necessário um conjunto de políticas que neutralizem problemas externos que atingem o setor, como taxa de juros, câmbio e logística. "São todas grandes questões que estão fora do alcance do Ministério da Agricultura".

Para ele, o Brasil tem uma grande capacidade de se adequar às demandas, mas avisa que quem não evoluir na melhoria da produção, com mais tecnologia, vai ser excluído do mercado. De acordo com Rodrigues, o setor agrícola não quebra, quem quebra é o produtor. E esse que não consegue sobreviver repassa suas terras para os que investem no aprimoramento da produção, tornando-se cada vez maiores.

Mesmo com todas as dificuldades enfrentadas pelo agronegócio de forma geral, o ex-ministro deixa claro que nenhum outro país do mundo conseguiu um crescimento tão grande na área nos últimos 15 anos. A área plantada cresceu 21,6%, ao passo que a produção aumentou 130%. A produção de frango está maior 113% e a de suíno, 170%. "O agronegócio representa um quarto do PIB do país e é responsável por 37% de todos os empregos gerados e 36% das exportações". Segundo Rodrigues, o que falta é uma gestão que permita competitividade ao produto brasileiro. As informações são da assessoria de imprensa da Famato.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.