Granizo causa prejuízos nas lavouras de tabaco na região

Tabaco

Granizo causa prejuízos nas lavouras de tabaco na região

Na microrregião de Santa Cruz do Sul, a Afubra recebeu 380 avisos de perdas nas plantações
Por:
103 acessos

Receba Notícias como esta por email

Cadastre-se e receba nossos conteúdos gratuitamente

A instabilidade climática que atinge o Rio Grande do Sul desde o último domingo causa prejuízos também para os produtores de tabaco. Até a tarde dessa terça-feira, 25, conforme dados da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), eram 380 avisos de perdas em função de granizo na microrregião de Santa Cruz do Sul – que engloba também os municípios de Sinimbu, Vale do Sol, Vera Cruz e Rio Pardo. Nas microrregiões de Candelária e Venâncio Aires, foram mais de 160 comunicados.

De acordo com o gerente técnico da Afubra, Paulo Vicente Ogliari, as granizadas aconteceram entre o fim de domingo e a madrugada de segunda-feira. Além das lavouras gaúchas, há registros de danos em propriedades de fumicultores de Santa Catarina e do Paraná. O gerente acrescenta que, até o momento, o Vale do Rio Pardo já transplantou aproximadamente 85% das mudas de tabaco da safra 2018/2019 – conforme o mais recente balanço, divulgado no último sábado.

Na parte baixa da região, praticamente todas as lavouras já estão concluídas. “Os 15% que faltam são basicamente na parte mais serrana”, explica. Embora ressalte que a Afubra não pode dar orientação técnica, pois é responsabilidade das empresas, Ogliari frisa que, possivelmente, a maioria dos produtores de tabaco terá de refazer a adubação de cobertura nas lavouras. “Está chovendo demais e a água leva o adubo embora. Mas é preciso que cada fumicultor converse com seu orientador.”
 

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink