Granizo gera perda em cafezal de Minas Gerais

Agronegócio

Granizo gera perda em cafezal de Minas Gerais

Chuva de granizo pode também interferir no vigor da planta para a safra 2012/13
Por:
1661 acessos
Brasília - Algumas cidades do sul de Minas Gerais foram atingidas por chuva de granizo nos últimos dias. Ainda não há informações concretas sobre a dimensão dos danos, mas colaboradores do Cepea já comentam que muitos cafezais foram prejudicados. Por sua vez, o governo busca, através da Conab, saber o volume de café estocado por particulares.

Agricultores mineiros informam que a chuva de granizo da semana passada foi acompanhada por fortes ventos, danificando ainda mais as lavouras. Além de derrubar os grãos que seriam colhidos nos próximos meses, a chuva de granizo pode também interferir no vigor da planta para a safra 2012/13. Esse cenário deixou produtores preocupados. Quanto ao mercado de arábica, o Indicador Cepea/Esalq do arábica tipo 6, bebida dura para melhor, posto na capital paulista, teve aumento de 1,7% entre 6 e 13 de abril. Na sexta-feira a liquidez aumentou no mercado brasileiro diante da alta externa.

Diante desse quadro, a Conab deu início à pesquisa para consolidação dos números da posição dos estoques brasileiros de café, em poder de particulares. Esta variável é importante para compor o quadro de oferta e demanda do produto no País, que serve de subsídio às políticas públicas para o setor e para o abastecimento interno. Realizada anualmente, a pesquisa deste ano apontará o estoque final da safra 2010/2011. Entre as instituições a serem pesquisadas, estão armazenistas, produtores, cooperativas, exportadores e indústrias de torrefação, de moagem e de cafés solúveis.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink