CI

Granizo provoca perdas em lavouras de milho no Meio-Oeste de SC

Prefeito estuda decretar situação de emergência para acelerar captação de recursos


Prefeito estuda decretar situação de emergência para acelerar captação de recursos

Equipes da prefeitura de Alto Bela Vista, no Meio-Oeste de Santa Catarina, percorrem as comunidades do interior para fazer um levantamento sobre os estragos causados por uma tempestade associada a granizo que atingiu o município na noite de terça-feira. Em três localidades, os danos nas lavouras de milho chegam a 100%. Algumas estradas do interior estão bloqueadas e o asfalto de um trecho da SC-461, no acesso ao município, cedeu e está esburacado.

Conforme o prefeito Sergio Luiz Schmitz, o temporal se iniciou por volta das 21h e durou menos que 40 minutos. O tempo foi suficiente para provocar danos em pelo menos cinco comunidades rurais. As mais atingidas foram as linhas São José, dos Kopp e Araraquará, que registraram perdas de quase 100% na plantação de milho. Os danos também se estenderam à produção de feijão, uva e fumo na Vila União e comunidade de Nova entre Rios.

Os servidores trabalham na desobstrução das estradas vicinais e na retirada de galhos e árvores dos bueiros. Nesta quarta-feira, ainda havia uma camada de 20 centímetros depositada em campos do interior.

O agricultor Airton Wilrich contou à assessoria de comunicação da prefeitura que as perdas na lavoura de milho foram extremas. Ele havia acabado o plantio há poucas semanas e terá que replantar novamente. O temporal estragou tanto a plantação que o milho não será nem aproveitado para a silagem (alimento para o gado).

O prefeito estuda decretar situação de emergência para acelerar a captação de recursos que devem ser repassados aos agricultores.

Rodovia SC- 461

A Polícia Militar Rodoviária (PMRv) recomenda atenção redobrada aos motoristas que trafegam pela SC-461. Os buracos que apareceram depois da chuva não impedem o tráfego de veículos, mas o acesso deve ser feito com cautela.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.