CI

Grão que vale QUASE ouro

Brasil estima superar produção dos EUA


Brasil estima superar produção dos EUA
 
A comprovação da informação mais aguardada pelos produtores rurais brasileiros veio através ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, quando ele se referindo do recorde na produção de grãos da safra 2011/201, que deve chegar ao número de 165,92 milhões de toneladas. A projeção do total de toneladas colhidas é 1,9% maior em comparação ao obtido no período 2010/2011, quando neste ano a área plantada foi de 50,81 milhões de hectares. Ribeiro comemorou a “maior safra da história do país” e disse que o resultado pode levar a uma revisão da projeção de 170 milhões de toneladas previstas no Plano Safra 2012/2013. “Esta é uma notícia que fortalece ainda mais o produtor brasileiro e mostra que o Brasil está cada vez mais caminhando para uma política agrícola com resultados objetivos para a produção”, disse Mendes Ribeiro.

Entretanto sabe-se que a safra de grãos seria ainda maior, caso a produção não tivesse sofrido prejuízos por causa da seca nas regiões Nordeste e Sul. Segundo dados do ministro, a safra nordestina, por exemplo, caiu 22 % em relação à passada.

Segundo os dados do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Passo Fundo, composto por 70 municípios das regiões Produção, Médio Alto Uruguai, Nordeste e Alto Jacuí, foi registrada uma redução da produção de grãos referente a safra passada de 30% em relação a safra de 2011/2012. Em soja, na safra passada, foi colhido 5.990.094 toneladas do grão, quando na safra de 2010/2011 foi colhido 11.621.300 toneladas, concentrando uma redução de 48,45% de produção.

“Aumentamos em 100% a produção, graças o incremento do rendimento das lavouras que estão tendo. Conseguimos dobrar a produção sem abrir mais áreas novas de cultivo”, comenta o agrônomo Ataídes Jacobsen, acrescentando que novas áreas de soja mais ao Sul do Estado estão sendo abertas, porém, por outro lado, têm diminuído o cultivo na região da Serra, igualando o número de área cultivada. A área cultivada de soja no Estado é de 4,145.975 hectares.
Nesta safra atual, a antecipação do plantio já é vista em algumas fazendas do Mato Grosso, maior Estado produtor do grão no Brasil. A antecipação mesmo que em menor quantidade é devido à previsão para os próximos dias que é de chuva mais intensa nas regiões Nordeste e Sudeste, provocando a tendência de aumentar o plantio. No Sul, a previsão é de chuva acima da média nos próximos três meses, provocando um momento ideal para o plantio, que data como período de plantio previamente programado para os dias entre 21 de outubro e 31 de dezembro.

Além da possibilidade de conquistar a liderança mundial na produção de soja, os sojicultores brasileiros devem se beneficiar da quebra da safra norte-americana na rentabilidade de suas lavouras. Os preços do grão estão em patamares recordes e, segundo o assessor da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Sávio Pereira, eles se manterão para o próximo ano. "Há uma quebra muito grande nos Estados Unidos e isso beneficia a produção e a expansão da área agrícola no Brasil. Os produtores brasileiros terão lucratividade garantida para a safra de 2013", disse Pereira, em nota.

De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, sigla em Inglês), a safra brasileira está estimada em 81 milhões de toneladas, acima das 71,6 milhões de toneladas que devem ser alcançadas pelos produtores norte-americanos.

Muitos fatores contribuíram para que a soja se estabelecesse como uma importante cultura brasileira. Dentre aqueles que contribuíram para seu rápido estabelecimento na Região Sul, pode-se destacar a semelhança do ecossistema do Sul do Brasil com aquele predominante no Sul dos EUA, favorecendo o êxito na transferência e adoção de variedades e outras tecnologias de produção; como também substituição das gorduras animais (banha e manteiga) por óleos vegetais, mais saudáveis ao consumo humano são alguns destes motivos. O uso cada vez mais frequente de tecnologia e o grau de profissionalização da atividade produz diretamente como resultado no potencial agrícola do país.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.