CI

Grãos perenes podem ser alternativas ao clima

“Uma variedade comercial está a anos e possivelmente a décadas de distância"


Os chamados grãos perenes podem ser uma arma fundamental contra as mudanças climáticas, principalmente relacionadas a perda de carbono, em um futuro próximo. No entanto, pesquisadores do Instituto Land, nos Estados Unidos, afirmam que existe muita pesquisa a ser realizada antes de esses grãos terem a possibilidade de entrarem no mercado. 

“Uma variedade comercial está a anos e possivelmente a décadas de distância, mas considere que levamos cerca de 80 anos para obter do milho que produzia 25 bushels por acre para o milho que produz 170 bushels por acre. Não é irracional levar algumas décadas para se atualizar”, afirmam dizendo que é natural o processo de espera e de desenvolvimento de novas pesquisas. 

De acordo com o diretor de pesquisas do instituto, Tim Crews, o cultivo dos “perenes” pode ser muito benéfico para o meio ambiente, já que essas plantas dedicam metade de toda a sua energia para que as raízes consigam absorver uma quantidade maior de nutrientes necessários para a produção. Desta forma, elas fazem com que a planta produza uma quantidade maior de grãos. 

“Há uma imagem em tamanho natural de raízes perenes ao lado de raízes atuais penduradas no Instituto Land, e é como um homem adulto ao lado de uma criança de 3 anos de idade. A imagem é tão longa que eles têm que pendurá-la na escada.  Sua grande vantagem na luta pela mudança climática é que eles acrescentam matéria orgânica (que é cerca de 58% de carbono) a muitos metros de profundidade, onde é provável que ela permaneça no local”, afirmou o especialista Tamar Haspel em um artigo publicado no portal AgroPages.com.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.