CI

Grãos podem estragar em navios paralisados na Ucrânia

Existem atualmente 57 embarcações com 1,25 milhão de toneladas de grãos e oleaginosas


Foto: Pixabay

Mais de 1 milhão de toneladas de grãos e oleaginosas encalhados em navios comerciais bloqueados nos portos ucranianos podem se deteriorar em um futuro próximo, disse Mykoa Solskyi, ministro da Fazenda da Ucrânia, ao jornal Ukravinska Pravada em 15 de abril.

Desde que a invasão russa da Ucrânia começou em 24 de fevereiro, os embarques dos portos ucranianos foram bloqueados pelos russos, deixando apenas as rotas ferroviárias para a Europa Oriental como opções viáveis para os exportadores de grãos. A Ucrânia normalmente exporta até 6 milhões de toneladas de grãos e oleaginosas por mês, mas embarcou apenas cerca de 200.000 toneladas em março.

“Ela (a carga) não foi descarregada e ainda está em navios”, disse Solskyi ao Ukravinska Pravada. “ Existem atualmente 57 embarcações com 1,25 milhão de toneladas de grãos e oleaginosas. Quanto ao período de retenção, acho que até os próprios capitães, na maioria dos casos, não sabem se há algum problema com isso. Eles certamente não planejavam manter esse grão nos navios por muito tempo.”

 A Ucrânia é o maior exportador mundial de óleo de semente de girassol e está entre os cinco maiores exportadores de trigo e milho. Nessa semana, a Rússia tomou o controle do porto de Mariupol, onde mais de mil marinheiros ucranianos se entregaram na cidade. Além disso, a captura do distrito industrial de Azovstal, onde os marinheiros estão, dará aos russos o controle total de Mariupol. Ela é a cidade mais atingida pelos bombardeios nos mais de 50 dias de guerra, sendo que as autoridades locais estimavam, um mês atrás, que 80% da infraestrutura já havia sido destruída.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.