CI

Greenpeace leva dossiê ao Ministério Público do Rio Grande do Sul


Representantes do Greenpeace entregaram ontem (20-07) ao Ministério Público (MP) do Rio Grande do Sul dossiê com denúncias de contaminação da soja convencional por herbicidas utilizados em plantações transgênicas vizinhas no RS. O dossiê foi recebido pela procuradora e coordenadora do Centro de Apoio de Defesa do Meio Ambiente do MP, Silvia Cappelli, em reunião na Assembléia.

No dossiê, o maior risco de contaminação está nas máquinas agrícolas, caminhões e silos. Para o agrônomo Ventura Barbeiro, do Greenpeace, os produtores gaúchos são as maiores vítimas da contaminação transgênica.

Já o presidente da Sociedade Brasileira de Melhoramento de Plantas, Aluízio Borem, negou que o glifosato possa contaminar lavouras vizinhas. "Ele se decompõe rapidamente. Quanto à contaminação por máquinas, afirmou que "uma semente que tenha ficado no maquinário, usada em lavoura transgênica, não representa risco para saúde humana e ambiental".

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.