CI

Gripe aviária aumenta perdas em 1/5 nos EUA

A gripe aviária é causada pelo vírus influenza A


Foto: Pixabay

Mais de 1,6 milhão de perus morreram em surtos de gripe aviária altamente patogênica (HPAI) em dois meses, disseram  dados do USDA  na quinta-feira. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) listou oito novos surtos, afetando 275.465 perus e aumentando o total dos EUA em 22%.

No geral, cerca de 17,3 milhões de aves em bandos domésticos, quase todas galinhas ou perus, morreram na primeira aparição de HPAI em dois anos. As maiores perdas ocorreram nas granjas de ovos, onde 11,7 milhões de galinhas poedeiras morreram da doença viral ou no abate de bandos infectados.

A Dakota do Sul foi a mais atingida pelo HPAI em fazendas de perus. Dezoito dos 23 surtos do país ocorreram em Dakota do Sul, afetando mais de 806.000 perus – metade do total dos EUA. O maior surto individual no país matou 240.000 perus em Meeker County, Minnesota. As fazendas dos EUA criaram 214 milhões de perus no ano passado. Minnesota foi o estado de maior produção de perus, com 40,5 milhões de aves. Mais de 50 milhões de galinhas e perus morreram em uma epidemia de HPAI em 2014-15, incluindo 12% das galinhas poedeiras do país.

A gripe aviária é causada pelo vírus influenza A e pode ser dos tipos H5N1, H5N8, H7N9 ou H9N2. Essa condição raramente afeta os humanos e não passa de pessoa para pessoa, a sua transmissão acontece somente pelo contato com aves contaminadas. Esse tipo de gripe costuma ser contraído pelo contato com aves doentes. Também pode ser transmitido de pessoa para pessoa. Os sintomas começam dentro de dois a oito dias e podem ser semelhantes aos da gripe comum. Tosse, febre, dor de garganta, dores musculares, dor de cabeça e falta de ar podem ocorrer

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.