CI

Gripe aviária obriga sacrifício de 5 mi galinhas nos EUA

O primeiro caso de Iowa foi identificado em 1º de março


Foto: Marcel Oliveira

A confirmação da gripe aviária em outra fazenda de postura de ovos de Iowa forçará o abate de mais de 5 milhões de galinhas, disseram autoridades estaduais na sexta-feira. Esse é o segundo caso confirmado de gripe aviária no condado de Buena Vista, cerca de 257 quilômetros a noroeste de Des Moines, mas o surto mais recente está em uma operação com 5,3 milhões de frangos. O caso anterior foi em uma fazenda com cerca de 50.000 perus.

O último caso confirmado pelo Departamento de Agricultura do estado significa que quase 12,6 milhões de frangos e perus em pelo menos oito estados morreram ou serão destruídos em breve. A propagação da doença é em grande parte atribuída aos excrementos ou secreções nasais de aves selvagens infectadas, como patos e gansos, que podem contaminar poeira e solo. Aves selvagens infectadas foram encontradas em pelo menos 24 estados, e o vírus circula entre aves aquáticas migratórias na Europa e na Ásia há quase um ano.

O primeiro caso de Iowa foi identificado em 1º de março em um bando de 42 patos e gansos no condado de Pottawattamie, no oeste de Iowa. Outra fazenda de poedeiras com quase 916.000 aves foi relatada com o vírus em 10 de março. Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças disseram que os casos em aves não representam uma preocupação imediata de saúde pública. Nenhum caso humano do vírus da gripe aviária foi detectado nos Estados Unidos. Ainda é seguro comer produtos de aves. Cozinhar aves e ovos a uma temperatura interna de 165°F mata bactérias e vírus. As informações são do portal especializado mundoagropecuario.com.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.