CI

Gripe de aves pode ser transmitida entre humanos


Pesquisadores holandeses acreditam ter descoberto os primeiros casos de transmissão de gripe de aves entre humanos. Até agora, só foram encontrados casos de transmissão de aves para humanos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) já havia previsto que, caso o vírus da gripe sofresse mutação que permitisse sua transmissão entre humanos, a gripe se tornaria uma epidemia pior que a vivida pela Ásia com a Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars).

Em estudo publicado recentemente, pesquisadores encontraram um caso de pessoas que não tiveram contato direto com as aves doentes, porém manifestaram os sintomas da doença.

O estudo foi publicado na sexta-feira no Eurosurveillance Weekly. Ele é de autoria do Instituto Nacional de Saúde Pública e do Meio Ambiente, localizado em Bilthoven, e do Instituto de Pesquisa em Serviços de Saúde, em Utrecht.

Uma epidemia da gripe entre animais levou ao sacrifício de milhões de aves na Ásia desde 1997. Dezenas de pessoas morreram.

Os pesquisadores holandeses coletaram amostras de sangue de pessoas supostamente contaminadas. Metade delas tinha o anticorpo da gripe de aves, uma evidência de que de fato tinham sido infectadas.

Um caso chamou a atenção em especial: o de membros de uma mesma família que caíram doentes, embora não tivessem tido contato com os animais infectados. Na Holanda, foi detectado o vírus H7N7, que ao contrário do H5N1, encontrado na Ásia, não é letal.

Mais mortes no Vietnã:

Ontem, no Vietnã, autoridades médicas informaram a morte de mais uma pessoa em função da gripe aviária. É a terceira morte reportada nas últimas duas semanas. Uma garota de 16 anos da província de Dong Thap morreu no sábado após passar duas semanas ligada a um aparelho respirador no Hospital de Doenças Tropicais da Cidade de Ho Chi Mihn. Outros dois pacientes estão internados no mesmo hospital com suspeita de terem contraído a gripe de aves.

Autoridades informaram que a garota consumiu animais doentes. Até agora, 23 morreram no Vietnã vítimas da doença. Na Tailândia, foram registrados 12 casos somente no ano passado.

De acordo com Klaus Stohr, chefe para casos de gripe de aves da OMS, disse que o maremoto que atingiu a Ásia não aumentou o risco de contrair a doença. "Não há nenhuma evidência de que o tsunami aumentou o risco pandêmico", afirmou o especialista.

Nas últimas semanas, a OMS vem alertando que o vírus se torna mais ativo em baixas temperaturas; agora é inverno na Ásia. O aumento do trânsito de animais - para as festividades do ano novo lunar - também pode elevar os riscos. No Vietnã, guardas estão fiscalizando as fronteiras para evitar o contrabando de animais.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.