CI

Gripe suína: Brasil já tem 627 casos confirmados

Gripe suína: Brasil já tem 627 casos confirmados


RIO e SÃO PAULO - O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, confirmou neste domingo mais 36 casos de gripe suína no Brasil. Com isso, sobe para 627 o número de vítimas da doença. Até agora, porém, só uma morte foi confirmada por gripe suína no Brasil: a de um caminhoneiro do Rio Grande do Sul que se contaminou na Argentina.

Temporão informou que 75% dos casos são importados - isto é, foram contraídos em países onde o vírus H1N1 tem propagação sustentada. Os 25% restantes foram contraídos aqui , mas, segundo Temporão, a grande maioria dos acsos "tem características leves e evolui para cura, sem problemas".

Segundo o ministro os países com transmissão sustentada da doença são Estados Unidos, México, Canadá, Chile, Argentina, Austrália e Reino Unido. No mundo, são 112 países com 71.320 casos confirmados da doença e 320 mortes.

Temporão ressaltou que a letalidade do vírus H1N1 - que causa a gripe suína - vem diminuindo. Inicialmente, segundo ele, a Organização Mundial da Saúde (OMS) atribuiu um índice de 2% (duas mortes para cada cem contaminados), reduzindo-o depois para 0,5% e, agora, para 0,4%. Porém, afirmou, como no mundo não se sabe como será o desenvolvimento da doença, é preciso manter o estado de alerta.

O ministro disse que será mantida a estratégia de combate à doença no Brasil e que o país tem até agora contaminação limitada da gripe, não sustentada, já que mesmo quem contraiu o vírus no país tem vínculos epidemiológicos fortes com alguém que se infectou no exterior.

Temporão voltou a citar a recomendação para evitar viagens a países com transmissão sustentada da doença.

- Há uma grande expectativa em todo o mundo sobre o desenvolvimento da vacina - disse o ministro, acrescentando que há um laboratório particular com vacina para ser testada no inverno do Hemisfério Norte e que o Brasil vem acompanhando os estudos por meio do Instituto Butantan.

Veja os cuidados básicos sugeridos pelo ministro da Saúde
- Lavar mãos com frequência

- Evitar compartilhar copos, talheres e objetos de uso pessoal com pessoa contaminada

- usar lenços descartáveis ao tossir ou espirrar para evitar contato com secreções

- Procurar o serviço de saúde se apresentar febre acima de 38 graus, dor muscular, tosse

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.