CI

Gripe suína: Rio tem 19 novos casos registrados em cinco dias

Gripe suína: Rio tem 19 novos casos registrados em cinco dias


RIO - Nos últimos cincos dias, o Rio teve 17 novos casos de gripe suína registrados. Ao todo, no estado, 128 pessoas já foram infectadas pelo vírus Influenza H1N1. No país, conforme boletim do Ministério da Saúde divulgado nesta quarta-feira, foram confirmados mais 148 casos, elevando para 1.175 o total até agora.

Os números, no entanto, não refletem a real dimensão da doença. Desde do último dia 3, o Ministério da Saúde restringiu a realização de exames laboratoriais para confirmações apenas aos casos graves da doença. O estado que registra o maior número de casos é São Paulo, com 512.

Niterói antecipa férias em escolas municipais
A prefeitura de Niterói antecipou as férias de cerca de 27 mil alunos das 68 escolas municipais, que estavam previstas para começar na segunda-feira, por causa do aumento do número de casos de gripe suína. A partir desta quinta-feira, não haverá mais aulas. Segundo os secretários de Saúde, Alkamir Issa, e de Educação, Maria Inês Azevedo de Oliveira, as medidas foram adotadas para prevenir o contágio da gripe suína. O reinício, por enquanto, está mantido para 3 de agosto.

- Existe um pânico? Não. Nós estamos tomando a decisão que preventivamente nos parece a melhor estratégia - afirmou o secretário Alkamir.

Inês Menezes disse que recomendou às escolas particulares que adotem a mesma medida, embora muitos colégios, por iniciativa própria, já tinham tomado a decisão.

Também foi suspenso o programa Férias Nota 10, uma espécie de colônia de férias promovida pela prefeitura durante as férias de julho. Já as 35 creches comunitárias mantidas pela prefeitura de Niterói, que prestam atendimento a cerca de 3 mil crianças, não deverão ter o funcionamento interrompido. Segundo a prefeitura, se elas fossem fechadas, muitas mães não teriam com quem deixar as crianças.

O município de Niterói registrou até agora oito casos de gripe suína, todos já tiveram alta, e há 75 casos suspeitos.

Apenas um adolescente, aluno do Instituto Abel, continua internado na UTI do Hospital Santa Cruz . Seu estado é grave, mas, segundo a Secretaria municipal de Saúde, ele já está apresentando melhoras. O exame, que dirá se ele tem ou não gripe suína, só deve ficar pronto na segunda-feira. Outras 15 crianças do Abel, que estudam na sala do menino e têm sintomas de gripe, estão sendo monitoradas. Na segunda-feira, o Instituto Abel antecipou as férias de julho em uma semana.

Na 25ª Brigada de Infantaria Paraquedista do Exército, em Deodoro, na Zona Norte do Rio, foi registrado um caso de suspeita da doença. De acordo com informações do quartel, o militar que apresentou os sintomas está em casa, e será encaminhado ao Hospital do Exército para fazer os exames para verificar se foi contaminado pelo vírus H1N1. Ainda de acordo com os militares, o quartel continua funcionando normalmente, e nenhum outro caso foi considerado suspeito.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.