CI

Grupo André Maggi adquire 51% das ações da norueguesa Denofa

Empresa norueguesa tem o esmagamento de soja como sua principal atividade


O Grupo André Maggi fechou na sexta-feira (10 de julho), a compra de 51% das ações Denofa S.A, tornando-se assim acionista majoritário da empresa norueguesa que tem o esmagamento de soja como sua principal atividade. Dos seus 90 empregados, 60 deles atuam na unidade fabril de Fredrikstad, que tem capacidade de esmagamento de 430 mil toneladas/ano. A Denofa também atua no beneficiamento do óleo de colza, numa planta na Polônia.

Do total adquirido pelo Grupo, 11% das ações foram compradas da Norgrain e 40% da Agrenco. A atual composição acionária passa, com isso, a ser de 51% para o Grupo André Maggi e 49% para a Norgrain.

Com a operação, o Grupo André Maggi amplia ainda mais os seus negócios no mercado europeu, pois em outubro de 2008 o Grupo já havia inaugurado o escritório da Amaggi Europe, em Roterdã, na Holanda.

Essa aquisição vem de encontro ao planejamento estratégico do Grupo André Maggi em continuar mantendo o crescimento do programa de soja não-OGM (Organismo Geneticamente Modificado) em seus negócios. “O fato de estar baseado na Europa, conhecendo melhor o dia-a-dia do consumidor bem como os acontecimentos mais importantes da região, ajudará o Grupo a desenvolver novos mercados e produtos para os países Escandinavos”, declarou o Presidente do Grupo André Maggi, Pedro Jacyr Bongiolo.

Quem é a DENOFA?

Empresa norueguesa voltada, principalmente, à importação de soja não–OGM para esmagamento e comercialização de óleo, farelo e lecitina. Também atua na Polônia com o processamento do óleo de colza. Na unidade fabril de Fredrikstad, trabalham 60 de seus 90 empregados. Seu conselho administrativo é composto por sete membros, sendo que dois destes representam os trabalhadores.

Toda a produção da Denofa é 100% não-OGM e livre de Salmonella, o que a torna referência no mercado escandinavo por sua preocupação com a qualidade e a sanidade de seus produtos.

Quem é o Grupo André Maggi?

O Grupo André Maggi, cujo volume de vendas anuais alcançou o patamar de US$ 2 bilhões em 2008, é composto por quatro divisões de negócios, capitaneadas pelas empresas Amaggi, Divisão Agro, Hermasa e Maggi Energia.

A Amaggi é responsável pela originação, armazenagem, esmagamento e comercialização, e produção de sementes de soja, além da compra e venda de fertilizantes e químicos. Em 2008, a empresa ocupou a 33.ª posição no ranking das 250 maiores empresas exportadoras segundo relatório da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento do Brasil.

A Divisão Agro atua na produção agrícola de soja, milho e algodão, sendo que na safra passada (2008/2009) cultivou 206 mil hectares com essas commodities. Já a Hermasa atua na navegação fluvial com transporte de cereais, minério e fertilizantes e a Maggi Energia é a divisão voltada para a produção de energia elétrica através de PCH´s (Pequenas Centrais Hidrelétricas).

Ao todo, o Grupo tem mais de 3.100 empregados próprios e desenvolve suas atividades nos estados de Mato Grosso, Pará, Rondônia, Amazonas, São Paulo e Paraná, no Brasil; e em Roterdã, na Holanda.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.