CI

Grupo de Experimentação Agrícola - GEA

Grupo tem trabalhado principalmente com soja, milho, café, algodão e feijão. 


Com o foco em agricultura, o grupo conta com cerca de 5 hectares dentro da ESALQ, nos quais implanta grandes culturas e - seguindo a filosofia proposta pelos idealizadores do grupo, de “aprender fazendo” e unir a teoria ensinada na sala de aula à experiência prática- realiza todo o manejo destas, desde o planejamento da safra, até a colheita e a comercialização dos produtos agrícolas. Atualmente, o grupo tem trabalhado principalmente com soja, milho, café, algodão e feijão. 

A missão do grupo é capacitar graduandos em Engenharia Agronômica, através da experimentação agrícola e do trabalho em grupo, proporcionando embasamento teórico-prático diferenciado em Fitotecnia e trocando experiências técnicas com profissionais do Agronegócio, no intuito de preparar o estagiário para diversas realidades encontradas no mercado de trabalho. 

A “Expedição Cerrado” é um evento organizado pelo “Grupo de Experimentação Agrícola” (GEA) e no ano de 2018, terá sua 8ª edição. O evento tem como objetivo proporcionar aos estudantes de Engenharia Agronômica, da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ), a oportunidade de conhecer as principais regiões de produção agrícola do país. Tem como intuito reunir em um só evento conhecimentos técnicos, científicos e econômicos relacionados às principais cadeias produtivas existentes no bioma Cerrado, desenvolvendo assim o espírito crítico dos alunos do grupo e permitir o conhecimento desta região de destaque no agronegócio brasileiro.

A edição 2018 da Expedição Cerrado terá como principal foco os estados de Minas Gerais, Goiás, Bahia e Tocantins. Estima-se que serão percorridos 3.700 Km nesta viagem, conhecendo em cada estado áreas representativas da realidade agrícola regional.

A Expedição Cerrado reúne cerca de 20 estudantes da ESALQ-USP e busca, em cada uma das regiões que visita, realizar o levantamento de dados a respeito dos sistemas de produção do país. Buscando informações a respeito de manejo de plantio direto, problemas com plantas daninhas, principais pragas e doenças e também dos desafios presentes em cada região.

Além disso, em cada edição é realizado um encontro técnico beneficente, como um agradecimento do grupo aos produtores por todo o conhecimento transmitido durante o percurso. Na Expedição Cerrado 2018, o encontro será realizado na cidade de Goiânia - GO no dia 20/02 com palestras sobre o mercado, fertilidade e manejo da cigarrinha do milho Dalbulus maidis. 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.