CI

Grupo de Trabalho da Estiagem realiza nova reunião na Seapa/RS

Um dos pontos de destaque foi a questão ambiental, especialmente no que se refere ao processo de outorga


O Grupo de Trabalho da Estiagem realizou nesta terça-feira (24), na Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa), reunião para novos encaminhamentos relativos à montagem do Programa Estadual de Expansão da Irrigação de Áreas de Sequeiro. Um dos pontos de destaque foi a questão ambiental, especialmente no que se refere ao processo de outorga, para que possam ser agilizados os processos de licenciamento ambiental.


Sugestões relativas à questão ambiental foram apresentadas por representantes da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), por meio do Departamento de Recursos Hídricos (DRH), Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), Emater e Departamento de Irrigação da Secretaria de Obras Públicas (SOP).

Também foi debatida na reunião a questão da subvenção aos juros dos financiamentos, cujas resoluções foram apresentadas pelos integrantes do grupo de trabalho formado pela Secretaria Estadual da Fazenda, BRDE e Banrisul. A possibilidade do estímulo do uso de diesel, como alternativa energética para produtores que ainda não dispõem de energia elétrica em suas propriedades, também foi ponto da pauta.


"Nossa intenção é incentivar a irrigação por meio da implantação de mecanismos facilitadores", disse o secretário adjunto da Agricultura, Pecuária e Agronegócio e coordenador do grupo de trabalho, Cláudio Fioreze. A proposta final do projeto será apresentada ao governador Tarso Genro, nesta quinta-feira (26).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.