CI

Grupo ETCO lança Guia de Boas Práticas de Manejo de Ordenha

Primeira edição da série de manuais de manejo do Grupo ETCO para pecuária de leite trata a ordenha sob a ótica da sustentabilidade, com dicas sobre técnicas corretas para obtenção de leite com alta qualidade


O sucesso dos manuais de manejo do Departamento de Zootecnia da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Universidade Estadual Paulista (FCAV/Unesp, de Jaboticabal, SP) e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Etologia e Ecologia Animal (Grupo ETCO) chegou à pecuária leiteira com o lançamento do Guia de Boas Práticas de Manejo – Ordenha. O manual, que conta com apoio da Fort Dodge, chega com tiragem inicial de 8 mil exemplares e tem a autoria de renomados pesquisadores, como Marcelo Simão da Rosa, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (Muzambinho, MG), Mateus Paranhos da Costa e Aline Cristina Sant´Anna, ambos da FCAV/Unesp, e Adriana Postos Madureira (Grupo ETCO).

O Guia é escrito em uma linguagem fácil e contém conceitos práticos, seguidos de ilustrações, e chega ao final com um “passo a passo” do manejo de ordenha para facilitar a compreensão. Neste sentido, Mateus Paranhos da Costa, um dos mais respeitados especialistas em manejo racional de bovinos, conta que o conteúdo aborda o conceito de ordenha sustentável, que foi desenvolvido por Marcelo Rosa em sua tese de doutorado, intitulada “Ordenha sustentável: a interação retireiro-vaca”, e é definida no manual como aquela em que o ordenhador emprega seus conhecimentos e habilidades para realizar um bom manejo em todas as atividades desenvolvidas para a obtenção do leite. “Para o desenvolvimento da ordenha sustentável é necessário que os ordenhadores conheçam seu trabalho, realizando-o de forma correta, paciente e cuidadosa, sem provocar estresse nas vacas”, completa o pesquisador.

Outros pontos relevantes de ordenha presentes no manual, segundo o gerente de produto da linha de gado de leite da Fort Dodge, o veterinário João Marcelo Gomes, dizem respeito à saúde animal e ao planejamento e gerenciamento deste processo. Entre outros pontos, destaque para os cuidados para enfermidades importantes como a mastite, Gomes ressalta também a importância da rotina das vacas leiteiras, com definição clara sobre horários específicos não só para ordenha, mas para alimentação e descanso tudo isto é abordado no guia.

Recomendações sobre tipos de ordenha

Marcelo Simão da Rosa informa que a ordenha pode ser feita de forma manual ou mecanizada. A escolha do tipo, contudo, depende de vários fatores. Entre eles, Rosa cita o número de vacas em lactação, capacidade de investimento do produtor, disponibilidade de pessoas capacitadas para realizar o processo e o nível de produção das vacas.

A ordenha manual que é o sistema mais antigo ainda é freqüente principalmente em propriedades com rebanhos pequenos. Neste processo, Gomes informa que o investimento em equipamentos é baixo, mas exige maior esforço do ordenhador. O professor explica que a ordenha mecanizada, por sua vez, possibilita extração do leite de forma mais ágil e, quando bem realizada, tem maior eficácia e menor risco de contaminação.

Além dos tipos de ordenha, entretanto, o conteúdo do Guia aborda ainda a condução das vacas até o local da ordenha, bem como a preparação dos animais, procedimentos e ações a serem realizadas após a ordenha, bem como a limpeza e desinfecção da sala de ordenha e dos equipamentos.

Conteúdo disponível na internet

Para facilitar o acesso aos manuais, cada volume é oferecido para download gratuito nas páginas da Fort Dodge (www.fortdodge.com.br), do Grupo ETCO (www.grupoetco.org.br) e do IF Sul de Minas / campus Muzambinho (www.muz.ifsuldeminas.edu.br), assim como no site especializado em mastite da Fort Dodge (www.mastiteonline.com.br). As informações são da assessoria de imprensa da Fort Dodge.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.