CI

Grupo invade e depreda entidades do agro

Pessoas ligadas à Via Campesina e ao MST picharam a Aprosoja, Abramilho e Abrass nesta manhã de quinta-feira (14)


Foto: Divulgação

Um grupo ligado à Via Campesina e ao Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) invadiu e depredou a sede de três entidades consolidadas do agronegócio, nesta manhã de quinta-feira (14), em Brasília. Os alvos dos ataques foram o escritório que abriga a sede da Associação dos Produtores de Soja do Brasil (Aprosoja Brasil), Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho) e a Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja (Abrass).

Para trás ficou um rastro de destruição com pichações contra o agronegócio, contra o presidente Jair Bolsonaro e contra a fome. Pelas redes sociais os representantes do movimento disseram que esta "ação faz parte da Jornada Nacional da Soberania Alimentar que denuncia agronegócio do país" e ainda completam que se trata de uma "uma bela demonstração de como devemos tratar o agronegócio".

As pichações contém frases como "Fora Bolsonaro", "agro é morte", "monocultura mata" e "soja não enche o prato". Foram jogadas ainda bolas de tinta na fachada do prédio e diversas faixas foram penduradas. Todo o movimento foi registrado e divulgado nas redes sociais. O grupo teria chegado de ônibus por volta das 7 horas da manhã e arrombado a porta. Quando a Polícia Militar (PMDF) chegou ao local, os manifestantes já haviam saído. A sede do Canal Rural também foi atingida.

Segundo a assessoria da Aprosoja a entidade acionou sua assessoria jurídica e a perícia. A Polícia Civil (PCDF) investigará o caso. Veja abaixo a nota da Aprosoja sobre o caso:

"A Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil) repudia de forma veemente a invasão e a depredação de sua sede na manhã desta quinta-feira (14.10), em Brasília. A entidade já está tomando as providências cabíveis junto às autoridades policiais para que os responsáveis sejam identificados e responsabilizados por cada um dos crimes cometidos.

Esta invasão covarde é uma afronta ao Estado Democrático de Direito e coloca em risco a integridade física de seus colaboradores e associados.

No momento da invasão, uma funcionária da associação que estava no recinto precisou se esconder dentro do banheiro com medo de ser agredida pelas mais de 60 pessoas que participaram do crime.

Apesar do episódio, a entidade seguirá representando milhares de produtores rurais de todos os tamanhos e de todos os estados brasileiros que produzem soja e milho, grãos esses que são essenciais para garantir a alimentação da população brasileira e de diversos países.

Ao contrário do que dizem entender os invasores em suas pichações – de que a soja não enche prato de comida – a soja e o milho produzidos na mesma área como segunda safra são fundamentais para a produção de carnes, leites, óleos, ovos e derivados. O grão também é utilizado na produção de medicamentos, cosméticos, tintas, colchões, pneus e até biodiesel, combustível ecológico que contribui para a redução de efeitos causados pela poluição nos centros urbanos.v

O plantio de soja contribui com a geração e a manutenção de milhões de empregos no campo e, principalmente, nos centros urbanos, graças a toda uma cadeia complexa de comércio, serviços e de logística que se torna necessária com a produção rural.

Os insumos utilizados no campo (máquinas, implementos, pneus, fertilizantes e defensivos) são produzidos e preparados nas cidades, assim como tudo que é produzido no campo vai parar nas gôndolas dos supermercados, nas cidades onde estão as indústrias instaladas.

Portanto, manifestações como estas que ocorreram na sede da Aprosoja Brasil não constroem nada de bom e são o oposto do que a sociedade brasileira precisa neste momento, que é de união, serenidade e equilíbrio para superar os efeitos da pandemia e da crise econômica que se seguiu, gerar empregos, combater a fome e cuidar dos mais vulneráveis. E é com este espírito que nos revestiremos para seguir trabalhando.

#sustentabilidadeeanossamarca ".

* atualizada às 15h30

 

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.