CI

Grupos dos EUA exigem negociações constantes com Japão

Eles temem que os agricultores norte-americanos sofram com falta de contato entre os dois países


Uma carta assinada por quase 90 associações, organizações e empresas agrícolas norte-americanas foi enviada ao representante de Comércio dos Estados Unidos, Robert Lighthizer, pedindo a negociação de um acordo comercial entre os Estados Unidos e o Japão. Lighthizer se reuniu com o ministro da Revitalização Econômica do Japão, Toshimitsu Motegi, de 15 a 16 de abril, em Washington, DC, sendo que mais negociações foram indicadas. 

Os grupos querem que o acordo de comércio restaure, expanda e acelere o acesso dos alimentos e produtos agrícolas dos EUA ao mercado japonês. A carta descreve o crescimento benéfico que um acordo comercial entre os dois países poderia criar. "Como o quarto maior mercado de produtos agrícolas dos EUA, o acesso melhorado ao Japão é imperativo para o crescimento contínuo do setor e para os milhões de empregos americanos que ele ajuda a sustentar", disse a carta. 

De acordo com a carta, a indústria alimentícia e agrícola norte-americana está tendo dificuldade em competir nos mercados japoneses devido a acordos como o Acordo Global e Progressivo para a Parceria Trans-Pacífico (CPTPP) e o Acordo de Parceria Econômica UE-Japão (UE-Japão). “Como resultado, os exportadores norte-americanos de trigo, carne bovina, carne suína, laticínios, vinho, batatas, frutas e vegetais e outros produtos estão enfrentando o colapso de sua participação no mercado japonês à medida que essas vendas lucrativas são entregues aos seus concorrentes”, indica. 

Os grupos ligados à agricultura disseram que é importante que o acordo de comércio potencial entre os Estados Unidos e o Japão inclua disposições de acesso ao mercado que sejam pelo menos iguais aos termos do CPTPP e do UE-Japão no primeiro estágio da implementação. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.