CI

Guaranis promovem atividade cultural em Viamão

O Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar em Viamão participou da programação Cultural da Comunidade Guarani da Estiva.


O Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar em Viamão participou da programação Cultural da Comunidade Guarani da Estiva, no interior de Viamão, que ocorreu no dia 13 de maio. 

A atividade cultural ocorre anualmente e é momento festivo em que a comunidade guarani local compartilha o modo de viver indígena com os "brancos" (também chamados de juruá), explica a socióloga da Emater/RS-Ascar em Viamão, Maristela Rempel Ebert.

Neste dia ocorreram apresentações musicais e de danças e comidas típicas foram preparadas para alimentação dos participantes, como pão assado na brasa e frito, suco, entre outros. Também ocorreram jogos, exposição de plantas e chás usados habitualmente pelos guarani, foi apresentado croqui da comunidade e da cultura guarani e ocorreu celebração na casa espiritual que foi construída para este momento. 

Para Maristela, este momento cultural organizado pela comunidade tem uma importância ímpar de vivência/experimentação da cultura guarani. "Eu destaco ainda a exposição do artesanato que as famílias que participaram do Plano Brasil Sem Miséria do Governo Federal fizeram neste dia. Por meio do Projeto de Fomento às Atividades Produtivas que a Emater/RS-Ascar executou, foi comprada matéria-prima e instrumentos para elaboração das peças, como o pirógrafo, que possibilitaram produzir mais artesanato e assim gerar mais renda. O projeto fomento é fruto do acordo de cooperação firmado entre Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e Governo Estadual, com execução da Emater/RS-Ascar". 

A atividade contou com participação expressiva da comunidade do entorno, da Prefeitura Municipal, do Centro de referência da Assistência Social (Cras Rural), além de lideranças da Comunidade Quilombola Peixoto dos Botinhas, entre outros.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.