Guardiães de Sementes Crioulas de Ibarama formalizam associação
CI
Agronegócio

Guardiães de Sementes Crioulas de Ibarama formalizam associação

O evento reuniu cerca de 250 pessoas que comercializaram sementes crioulas entre si
Por: -Renata

A Associação dos Guardiães de Sementes Crioulas de Ibarama, na região Centro Serra do RS, foi oficialmente criada nesta sexta-feira (22), no Ginásio Municipal de Esportes João Lazzari, com a presença dos 23 agricultores do município que têm a missão de preservar variedades crioulas de milho e feijão. A escolha foi realizada durante a sétima edição do Dia da Troca de Sementes Crioulas, realizado todos os anos no município pela Emater/RS-Ascar, Prefeitura e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. O evento reuniu cerca de 250 pessoas que comercializaram sementes crioulas entre si, prestigiados pela presença do Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor da Santa Cruz do Sul (Capa).

A entidade foi criada com o apoio da Emater/RS-Ascar e será presidida nos próximos dois anos pelo agricultor e guardião Mário Jaci Raminelli, que manifestou sua preocupação com a guarda do material genético. "A missão é exigente porque não pode haver cruzamentos, principalmente com as sementes híbridas", diz Raminelli. A indicação para a vice-presidência da nova entidade recaiu para Leonel Waldemar Kluge, também agricultor e guardião, que vai atuar juntamente com mais 10 integrantes da nominata apontada hoje.

Segundo Raminelli, a Associação assumirá maiores responsabilidades. "Apesar de termos muita prática na preservação das sementes, temos que cuidar para não utilizarmos muitas variedades", ressalta. No ano passado, os Guardiães comercializaram cerca de 10 mil quilos de sementes crioulas de milho para todo o Brasil. "A intenção é de que esta quantidade aumente, mas o importante é que a qualidade seja reforçada", afirma Raminelli.

Desde 1998, esses agricultores vêm atuando, com o apoio da Emater/RS-Ascar, na produção ecológica de Ibarama. "Foi quando descobrimos que ainda existiam pequenos agricultores que tinham o hábito de cultivar sementes crioulas em pequena escala, numa iniciativa de multiplicação, e o resgate de milhos e feijões quase desaparecidos", conta o chefe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Ibarama, Giovane Ronaldo Rigon Vielmo.

Hoje há agricultores conscientes da importância da preservação das sementes e 23 cultivares resgatadas para comercialização. "Permanentemente ocorrem reuniões promovidas pela Emater, Prefeitura e Ministério do Desenvolvimento Agrário", destaca Vielmo. Entre as variedades crioulas resgatadas estão a Mato Grosso, Asteca-Cateto Branco, Bico de Ouro, Pururuca Branco, Cinqüentinha, Cabo Roxo, Pichurum, Brancão, Palha Roxa, Oito Carreiras Amarelo, Sabuguinho, Dente de Ouro Amarelo, Cunha, Ferro, Dente de Cão, Oito Carreiras Branco, Dente de Ouro Roxo, Pagnocelli, Amarelão, Lombo Baio e Pintado.

Conforme Vielmo, a Associação está aberta para a preservação e comercialização de outras sementes, além das de milho e feijão, como as de trigo, vassoura, hortaliças, porongo, mudas de cana-de-açúcar, amendoim e batatinha.

Os Dias de Troca promovidos pelos agricultores e seus parceiros anualmente são os responsáveis pela multiplicação do material genético mantido pelas famílias de Ibarama.. "É a manutenção da biodiversidade e a sustentabilidade na produção", reforça Vielmo. As lavouras com milho crioulo representam cerca de 40% da produção do grão no município. A área de cultivo com milho em Ibarama atualmente é de aproximadamente 3,5 mil hectares. As informações são da assessoria de imprensa da Emater/RS, região de Santa Maria.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.