CI

Guerra favorece investimentos estrangeiros no País

“Com a Guerra, o Brasil vem registrando novos recordes"


Foto: Pixabay

A guerra entre a Rússia e a Ucrânia está sendo, apesar dos pontos negativos óbvios, uma oportunidade de aumento do investimento estrangeiro no Brasil, de acordo com Thais Cordero, que é advogada e líder da área societária do escritório Marcos Martins Advogados. “Essa atratividade já vem sendo tendência desde 2021, quando segundo o levantamento da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad), o país atingiu o 7°lugar no ranking dos países que mais atraíram investimento internacional. No ano, foi registrado um aumento de 133% na entrada de capital estrangeiro no país”, comenta.

“Com a Guerra, o Brasil vem registrando novos recordes. De acordo com a XP Investimentos, só neste ano já entraram no país R$ 62 bilhões, totalizando três quintos de todo o valor obtido durante o ano passado. Entre os setores mais promissores estão os mercados de fármacos, instrumentação cirúrgica humana e veterinária, óleos químicos, além de plataformas digitais. Motivos para a alta, não faltam. Além de um país com posição demográfica privilegiada, longe do conflito, o Brasil tem um grande mercado consumidor, uma rica diversidade de recursos naturais, bem como uma alta receptividade a novas tecnologias para suprir a carência no mercado interno. Ou seja, há muitas oportunidades”, explica.

Sendo assim, ela ainda diz que é comum que investidores estrangeiros queiram fazer negócios aqui. “Normalmente, o caminho mais comum é o de iniciar operações de importação e/ou exportação, que contém riscos e investimentos menores do que a instalação de uma fábrica, por exemplo, sem conhecer bem o mercado primeiro. Contudo, diante de perspectivas tão favoráveis, muitos investidores cometem erros de gestão pelo simples fato de desconhecerem as leis do país”, conclui.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.