CI

Gurizada encerra participação da raça Crioula na Expointer

Freio Jovem será disputado no último final de semana da feira de Esteio


Freio Jovem será disputado no último final de semana da feira de Esteio

Uma das provas mais cativantes e envolventes da raça Crioula vai encerrar a programação da Expointer neste ano. O Freio Jovem, disputado por crianças e adolescentes, estará em pista no último final de semana da feira, dias 3 e 4 de setembro, que ocorre no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). Serão 64 conjuntos que vão mostrar que a gurizada, desde cedo, já está treinando para no futuro alcançarem o pódio do Freio de Ouro.

Segundo Tuane Stumpf Machado, membro da Comissão Jovem da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos, a expectativa é que o ciclo deste ano acompanhe a evolução que as crianças e adolescentes vem mostrando nas pistas, comprovada pelo crescimento de participantes da modalidade. "Nossa expectativa esse ano para o Freio Jovem é que a qualidade siga aumentando como vem acontecendo nos últimos anos, ainda mais com o aumento do número de participantes durante o ciclo", revela.

A diferença do Freio Jovem para a prova dos adultos está na presença de jovens aspirantes a ginetes de ambos os sexos, assim como a não utilização de novilhos nas provas de campo devido aos riscos. Por isso, no lugar da paleteada foram criadas provas sem gado em que é avaliada a movimentação do ginete e do cavalo. 

A Comissão Jovem vai organizar uma série de atividades para o público entre atrações culturais, palestras e concursos. No domingo, após a final do Freio de Ouro, ocorre um show no espaço de convivência, com o grupo Quarteto Coração de Potro. Na sexta-feira, 2 de setembro, será realizada a partir das 19h a segunda edição do curso Jurado Jovem, com o tema Morfologia, incluindo uma aula prática com o jurado Carlos Loureiro de Souza. Na primeira edição participaram 40 jovens. E no sábado, 3 de setembro, às 19h, acontece no Tatersal do Cavalo Criolulo palestra com o tema "Família Crioulista".

Foto: Everton Souza Marita/ABCCC/Divulgação
Texto: Nestor Tipa Júnior/AgroEffective

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.