CI

Harmonia Temprano e Farrera de Los Campos vencem Freio de Ouro

Um público de quase 25 mil pessoas assistiram final do Freio de Ouro.


Um público de quase 25 mil pessoas assistiram ao maior espetáculo da Expointer, a final do Freio de Ouro, neste domingo (28), em Esteio. Os ginetes não decepcionaram: o prêmio foi disputado com garra e talento, proporcionando aclamação do público a cada apresentação. Harmonia Temprano, montado por José Fonseca Macedo foi o grande vencedor do Freio de Ouro 2016. A fêmea vencedora foi Farrera de Los Cempos, montada por Antonieto Rosa. A competição entre equinos da raça Crioula provou o sucesso da prova e o aperfeiçoamento da morfologia dos animais.

O tempo colaborou para que o público começasse a chegar desde as primeiras horas da tarde para garantir um lugar para assistir a final do Freio de Ouro. Nas arquibancadas lotadas, os visitantes assistiram ao concurso que reuniu os melhores cavalos crioulos e ginetes do Rio Grande do Sul e de outros estados, além de países como Uruguai, Argentina e Paraguai.

Harmonia Temprano, da Cabanha Harmonia, de Santa Vitória do Palmar, obteve a nota máxima de 22.607. O público aclamou o vencedor que desde 2002 participa do Freio de Ouro e já se classificou nas categoria Prata e Bronze. Emocionado, Zeca Macedo disse no final que ele e o cavalo Temprano tiveram pouco tempo para treinar. "Passamos tudo que sabemos e sentimos um para o outro e deu certo”, resumiu. Lembrou que o primeiro Freio de Ouro que ganhou foi com o pai de Harmonia Temprano.

Na categoria fêmea, o Freio de Ouro ficou com Farrera de Los Campos, da Estância Vendramin, do Paraná. A égua, obteve a pontuação final de 20.998 e foi montada pelo ginete Raul Lima."Estamos muito felizes em vencer o Freio de Ouro”, enfatizou logo após receber o prêmio. O vice-governador José Paulo Cairoli fez a entrega para o primeiro lugar.

O presidente da Associação Brasileira do Cavalo Crioulo (ABCC), José Luiz Laitano, ressaltou que o Freio de Ouro “é um patrimônio do Rio Grande do Sul, uma prova que transcende a raça e demonstra a proporção que o Crioulo já atingiu – não somente no Estado, mas no Brasil e em outros países"”.

Classificação

FÊMEAS
1º – BOX 19 - FARRERA DE LOS CAMPOS  – 20.998
2º – BOX 27 – CARLOTA DE SÃO PEDRO – 20.669
3º – BOX 42 – NATIVIDADE SETEMBRINA – 20.305

MACHOS
1º – BOX 84 – HARMONIA TEMPRANO – 22.607
2º – BOX 75 – GUAPURUMA MATE AMARGO – 20.608
3º – BOX 93 – BT VERMUTE – 20.519

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.