CI

Harvard não quer saber mais sobre petróleo 

“A mudança climática é a ameaça mais importante que a humanidade enfrenta"


Foto: Pixabay

O presidente da Harvard University, Lawrence Bacow, acaba de enviar uma carta pública à comunidade universitária na qual revela que a mais antiga instituição de ensino superior dos Estados Unidos cancelou todos os seus ativos em investimentos diretos na indústria de combustíveis fósseis. 

A Harvard Management Company (HMC) foi criada em 1974 para gerenciar as doações e ativos financeiros da instituição educacional com o objetivo de garantir que a Harvard University tenha os recursos financeiros para manter e expandir sua liderança em educação e pesquisa para as gerações futuras. É a maior dotação acadêmica do mundo, com ativos avaliados em US $ 41 bilhões. 

Em sua carta, Bacow começa vinculando explicitamente a decisão de desinvestir de empresas fósseis ao recente relatório do IPCC sobre mudança climática . “A mudança climática é a ameaça mais importante que a humanidade enfrenta. Os últimos meses forneceram evidências inegáveis do mundo por vir: grandes incêndios consumindo cidades inteiras, enchentes sem precedentes atingindo grandes áreas urbanas, ondas de calor recordes e secas que devastam o abastecimento de alimentos e aumentam a escassez de água", comenta. 

“Poucas partes do mundo, se é que alguma, estão sendo salvas com a destruição de meios de subsistência, vidas perdidas e regiões inabitáveis. Além disso, como sugerido o último relatório do Painel Intergovernamental da ONU sobre Mudanças Climáticas, sem ação concertada, esta terrível situação só vai piorar”, completa. 

Bacow disse que eles também estão descartando investimentos indiretos herdados de vários fundos de private equity com participação na indústria de combustíveis fósseis, e que esses investimentos constituem menos de 2% de seus ativos totais. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.