Heinze defende redução do IPI da cachaça artesanal

Agronegócio

Heinze defende redução do IPI da cachaça artesanal

A produção de cachaças é um dos setores que necessitam de atenção do governo”, ressalta. Heinze
Por: -Janice
214 acessos

O deputado federal Luis Carlos Heinze (PP-RS) apresentou na quarta-feira (8), à mesa diretora da Câmara dos Deputados requerimento de indicação ao Executivo, que sugere a redução do imposto sobre produtos industrializados (IPI) incidente sobre a cachaça artesanal. No documento nº 4.576, de 2009, encaminhado ao Ministério da Fazenda, o parlamentar gaúcho destaca que os produtores artesanais carecem da ajuda governamental para manter a produção.

“Em tempos de globalização e de crise mundial, certos segmentos se viram despreparados para enfrentar os efeitos da concorrência, da falta de financiamento e da redução da atividade econômica. A produção de cachaças é um dos setores que necessitam de atenção do governo”, ressalta. Heinze evidencia que o setor está estruturado basicamente por grupos familiares, que utilizam métodos de destinação natural, sem aditivos químicos, em alambiques de cobre.

Baseado nisso, o parlamentar, vice-presidente da Comissão de Agricultura da Câmara, defende a diminuição da tributação como forma de preservação da própria história do país. “Mais do que manter a atividade, a medida deve considerar os efeitos ambientais, sociais e culturais envolvidos”, enfatiza. As informações são da assessoria de imprensa do deputado federal Luis Carlos Heinze.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink