CI

Helicoverpa será monitorada no período de entressafra em Mato Grosso do Sul

Armadilhas serão instalada em diversas lavouras do Estado


A Fundação Chapadão, a Fundação MS e a Embrapa agropecuária oeste, firmaram parceria com a Aprosoja MS, Fundems, Seprotur, e governo do MS, para proceder levantamento da lagarta Helicoverpa armigera no período de entressafra nas regiões produtoras de soja do estado de Mato Grosso do Sul, ficando a Fundação Chapadão responsável em monitorar os municípios de Chapadão do Sul, Costa Rica, Cassilândia, Camapuã, Água Clara e Paraíso das Águas, sendo os demais municípios monitorado pelas outras instituições.
 
Para o diretor da Fundação Edson Borges, este será a continuação do trabalho efetivado pela Fundação em parceria com as prefeituras de Chapadão do Sul, Paraíso das Águas e Cooperativa Copper, naquela ocasião e Fundação firmou parceria com estas instituições, onde estas disponibilizaram um veículo com um técnico e outro técnico da Fundação e estes percorriam as fazendas e faziam o levantamento nas lavouras, agora será um pouco diferente, explica Edson, nosso técnico ira instalar armadilhas nas regiões pré definidas e semanalmente ira coletar estar armadilhas e enviar para análise em um laboratório no Rio Grande do Sul, lá será feito a diagnose se a lagarta é lagarta Helicoverpa amigera ou não.
 
Isto é muito interessante, assim passaremos monitorando a ocorrência desta praga nos 12 meses do ano e toda a região de atuação Fundação, com este levantamento em mãos o nosso pesquisador Germison Tomqueslki, procederá uma orientação de manejo e controle desta lagarta aos produtores de soja para a safra 2014/15, que se inicia o plantio no final do mês de setembro. Trabalho como este e digno de elogio afirma o Presidente da Fundação Adriano Loeff, pois antecipadamente iremos saber se ocorrera surto desta praga e que intensidade ele se dará e quais as medidas de manejo e controle será preconizada pela nossa pesquisa. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.