CI

Herbicida 2,4-D é um dos defensivos com maior inflação

Levantamento elaborado pela AllierBrasil


Herbicida utilizado no controle de ervas daninhas de folhas largas, o 2,4-D é um dos produtos que teve aumento sucessivo de preços e redução da oferta mais acentuados no Brasil. A afirmação é do engenheiro agrônomo e diretor da Consultoria AllierBrasil, Flavio Hirata, segundo o qual essa inflação se deve às restrições da nova política ambiental da China.

De amplo espectro, o ótimo custo-benefício e sua ação sobre plantas daninhas resistentes aos herbicidas glifosato fazem do 2,4-D um dos herbicidas mais utilizados no País. Um levantamento elaborado pela AllierBrasil constatou a “súbita elevação dos preços deste herbicida, principalmente das importações provenientes da China”, que é a maior fornecedora para o Brasil. 

“Tomando-se como ‘base 100’ os preços médios das importações provenientes dos Estados Unidos em janeiro/2017 do produto de referência 2,4-D 806 g/L SL, os produtos similares importados neste mesmo mês da Argentina e China, foram 56% e 29% mais caros respectivamente (preços FOB). Por conta da sazonalidade do seu uso, nos meses de fevereiro a maio não houve Importação. Entre junho a setembro ocorreram importações somente da China. Em junho as variações de preços foram superiores entre 40% a 43%, dependendo do importador / exportador. Em agosto e setembro, os preços foram ainda mais elevados, entre 47% a 57%”, afirma Hirata. 

De acordo com a AllierBrasil, a partir de outubro começaram as primeiras importações no ano provenientes da Índia. Nos meses de outubro e novembro os preços dos produtos indianos foram 29% a 37% superiores, enquanto os originários da China foram 47% a 49% superiores, ao contrário dos preços dos Estados Unidos que tiveram queda de até 5%.

Confira o artigo na íntegra: PREÇOS DE AGROQUÍMICOS EM ASCENÇÃO: 2,4-D

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.