CI

Herbicida age direto contra a buva

Conheça como funciona o produto além de um herbicida dessecante e um inseticida contra sugadores


Foto: Eliza Maliszewski

As perdas por matocompetição em soja são um dos principais fatores limitantes da produtividade. É este tipo de problema que buscam selecionar os estudos de desenvolvimento de produto na Cropchem, resultando em soluções inovadoras.

Um trabalho elaborado pelos doutorandos da Universidade Federal do Paraná (UFPR) fez seis experimentos durante duas safras, três experimentos na safra de 2016/17 e outros três em 2017/18 em áreas comerciais no município de Palotina-PR e comprovou que a soja cultivada sem a presença de plantas daninhas apresentou elevada produtividade, atingindo média de 4075 kg/ha ou 67,9 sacas/há. Quando a cultura da soja se desenvolveu sob interferência das plantas de buva a produtividade foi reduzida para uma produtividade de até 40 sacas/ha.

Com a presença de apenas uma planta da buva por metro quadrado a soja deixou de produzir 14% ou 9,4 sacas por hectare. Sob a interferência de 2 e 3 plantas de buvam houve redução da produtividade de 21% e 23%, perda de 14,3 e 15,5 sacas/ha, respectivamente. A soja em desenvolvimento em presença de 4 e 6 plantas de buva por metro quadrado teve redução de 33% e 43% na produtividade, perda de 22,5 e 29,2 sacas/ha. Com 8 plantas/m² a buva gerou perda de 32,8 sc.ha, produtividade 48% inferior à produtividade da soja sem interferência da buva. A maior redução da produtividade ocorreu quando a soja se desenvolveu na presença da maior população de buva, de 10 plantas/m², a soja sob interferência dessas plantas daninhas teve produtividade de 1669 kg/ha causando 59% de redução em comparação com a produtividade da testemunha.

Com a evolução das moléculas produtos cada vez mais modernos e eficazes ajudam no combate às daninhas como a buva. Veja no vídeo como funciona essa solução, além de outro herbicida dessecante e um inseticida com foco em insetos sugadores, como os percevejos. Os danos causados pelos percevejos podem resultar no abortamento de vagens e grãos, vagens falhadas, grãos chochos, perdas de peso e qualidade. Tomando como capacidade média de danos equivalente a um grão por dia e o período da fase reprodutiva ao enchimento de grãos de 35 dias, o dano será de 56kg de grãos/ha.

Veja a reportagem com a Cropchem:

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.