CI

Herbicidas biológicos são uma boa ideia, diz especialista

“Todos os produtos biológicos se originam da análise de processos que ocorrem na natureza"


Foto: Divulgação

Para o manejo de lavouras e pastagens, a produção agrícola demanda constantemente, e com crescente interesse, de formas mais naturais, de acordo com Martin Díaz-Zorita, da Facultad de Agronomía, da Universidad Nacional de La Pampa (UNLPam). Segundo ele, os herbicidas biológicos são uma boa ideia.

“Todos os produtos biológicos se originam da análise de processos que ocorrem na natureza e que fazem o funcionamento natural dos ecossistemas. Eles contêm organismos ou compostos orgânicos com ação específica sobre as plantas, ou derivados da atividade de outros organismos. No caso do manejo de plantas daninhas, os inimigos naturais das plantas, muitas vezes utilizados como agentes de controle biológico, consomem a biomassa das plantas ou as adoecem. Entre os primeiros, predominam os insetos e, em menor proporção, os ácaros e nematóides. Entre estes últimos, principalmente fungos e, em menor grau, bactérias e vírus”, comenta.

Para responder às necessidades de manejo na agricultura e pastagens implantadas, o uso potencial de bioherbicidas é mais relevante do que o controle biológico clássico. “Assim como os herbicidas convencionais, os bioherbicidas são apresentados em formulações líquidas ou em grânulos sólidos para aplicação em cobertura total ou direcionada, para atuar diretamente nas sementes ou mudas das plantas daninhas a serem controladas”, indica.

“O uso de formulações com fitotoxinas de origem microbiana, sem preparações com micróbios vivos, evita algumas das complicações do uso e a inconsistência de resultados que se observa quando se utiliza preparações com micróbios vivos. Mesmo assim, em comparação com os herbicidas convencionais, a eficácia do controle com bioherbicidas é mais sensível às alterações microambientais”, conclui.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.