CI

HF BRASIL: há desafios, mas ceasas precisam ser modernizadas

Resultado desse contexto é alto custo e baixa qualidade do serviço nas Centrais de Abastecimento


O baixo interesse governamental, a gestão ineficiente e a infraestrutura ultrapassada são três grandes entraves enfrentados pelas centrais de distribuição de frutas e hortaliças no Brasil, as Ceasas. Essas limitações foram indicadas por agentes de mercado e técnicos do setor consultados pela Equipe da Revista Hortifruti Brasil, publicação do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP. O resultado desse contexto é alto custo e baixa qualidade do serviço nas Centrais de Abastecimento.

No geral, a percepção pelos depoimentos da pesquisa é que o abastecimento das frutas e hortaliças tem que ter uma participação ainda atuante do estado, mas em questões nacionais, como regulação e fiscalização da segurança do alimento. “O estado tem que ter um papel mais atuante na definição e condução de políticas nacionais de abastecimento. No entanto, é latente que, na questão de infraestrutura e, principalmente, na gestão, o papel da iniciativa privada (no geral) ou misto – descentralizado e autônomo – se torna necessário para dar mais efetividade a ações de modernização das Centrais”, sugere o estudo realizado pelos pesquisadores da publicação do Cepea.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.