CI

HF Brasil analisa percepção do consumidor

Objetivo foi descobrir se as principais tendências de consumo de alimentos


Foto: Pixabay

 A matéria de capa da revista Hortifruti Brasil, do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, avalia, nesta edição de fevereiro, a percepção dos consumidores de frutas e hortaliças no Twitter.

Esta rede social foi escolhida devido à sua representatividade e à facilidade de coletar informações das postagens. A equipe selecionou mais de 300 mil tweets com menções de 115 frutas e hortaliças e, com esse conjunto de informações, foi possível avaliar quais desses produtos são os mais comentados. 

O resultado é interessante: nem sempre os mais “falados” são os de maior volume comercializado. Na análise, a couve e a couve-flor são os produtos mais comentados no Twitter, seguidos por pera, jambo, carambola e seriguela, de baixa representatividade econômica. 

Outro ponto importante foi o processo de realizar uma análise do conteúdo dessas conversas. O objetivo foi descobrir se as principais tendências de consumo de alimentos têm sido tema de publicações no Twitter. Os assuntos mais comentados são, nesta ordem: receitas culinárias, saudabilidade, preço, praticidade, qualidade e sustentabilidade.

Esses resultados, que foram baseados na análise de um mês de conversa, mostram que as redes sociais permitem nortear estratégias de marketing no intuito de se comunicar melhor com o consumidor brasileiro.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.