CI

Híbrido de milho marca Pioneer® atinge produção recorde de 411,6 sc/ha

Produtividade média é de 411,6 sacos por hectare


A colheita do híbrido P1630H na propriedade da Família Dallazen (Sementes Dallazen), de Palmeira das Missões/RS surpreendeu muitos produtores durante a Expodireto Cotrijal, uma das mais importantes feiras agrícolas realizadas no sul do Brasil. Atingindo produtividade média de 411,6 sacos por hectare, o resultado foi um dos pontos altos da visita dos produtores ao stand da DuPont Pioneer durante a feira.
 
O Representante Comercial da DuPont Pioneer, Álvaro Beck, faz questão de salientar que este é um produtor exemplar na região. Dos cerca de 4.500 hectares plantados, 1.200 são irrigados por pivô central e, destes, 750 hectares foram destinados ao milho nesta safra. Para a adubação e manejo da área de milho, Álvaro relata que a família utilizou 7 ton/ha de esterco aviário, 400 kg/ha de 12-30-20, 100 kg/ha de cloreto, 500 kg/ha de ureia super N (duas aplicações a lanço), duas aplicações de fungicida e duas aplicações de inseticida. Em condições normais, e com a irrigação disponível na área, os resultados já são considerados excelentes, visto que essas áreas de pivô atingiram médias entre 255 e 270 scs/ha.
 
Porém o destaque desta área está em aproximadamente 7 hectares de terra onde há o transpasse de pivôs, ou seja, a área é duplamente irrigada. Diante deste fato e, acreditando no potencial genético do híbrido que seria plantado, o produtor resolveu fazer um experimento, aumentando ainda mais os níveis de adubação. Assim, nesta área utilizou cerca de 650 kg/ha de adubo no plantio, 200 kg/ha de cloreto e 750 kg/ha de ureia super N (50% a mais do que no restante da área). 
 
Ao iniciar a colheita desta área, Álvaro conta que o produtor notou que 7 minutos eram suficientes para encher o graneleiro de 180 sacos de sua máquina. Surpreso com esta constatação, e disposto a verificar qual o real impacto causado pelo manejo da área, a Família Dallazen optou por colher esta área separada do restante. E, surpreendendo até mesmo quem estava acompanhando a lavoura de perto, a área atingiu incríveis 411,6 sacos por hectare de produtividade. Álvaro relata: “Foi uma colheita impressionante! Plantada com espaçamento de 45 cm entre linhas e com população inicial de 88 mil plantas, as espigas se cruzavam, impedindo a passagem pela lavoura!”.
 
Hoje, o produtor está decidido a buscar uma média de 330 scs/ha para a próxima safra. Álvaro acredita que alcançar esta produtividade é perfeitamente possível, já que existem pivôs na propriedade onde já são colhidas médias de 270 scs/ha. Para isto, é necessário associar genética, insumos de qualidade, irrigação e principalmente tecnologia de manejo, itens considerados essenciais pelo produtor. Álvaro complementa: “Conhecendo a área, você conseguirá eliminar os gargalos em menor espaço de tempo. Só assim você poderá planejar quanto irá colher. Bons resultados não são questão de sorte, mas sim, de planejamento".
 
P1630H - híbrido simples hiperprecoce com elevado potencial produtivo e responsivo ao incremento de tecnologias de manejo, recomendado para o período normal de plantio na região Sul do Brasil, incluindo RS, SC e PR. Apresenta alta estabilidade dentro do segmento hiperprecoce com excelente qualidade de grão e sanidade de colmo. Recomendado para plantio em áreas de rotação de culturas e responsivo ao uso de fungicidas. Evitar solos de baixa fertilidade, áreas compactadas e a exposição no campo depois do ponto de colheita. Recomenda-se combinar com híbridos de maior ciclo e defensividade.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.