CI

Híbridos de citros podem ajudar combater Greening

Estudo está sendo feito nos EUA


Foto: Pixabay

Pesquisadores, trabalhando para resolver o maior problema entre os produtores de citros, o Greening, ou Huanglongbing, ou ainda HLB, estão investindo em uma técnica antiga, criando novas espécies de frutas com maior resistência. Cientistas da Universidade da Califórnia - Riverside se voltaram para frutas cítricas cruzadas para criar novas espécies híbridas que têm as melhores características de suas espécies originais. Idealmente, esses híbridos terão os melhores sabores disponíveis e a resistência de alguns fios cítricos ao HLB. 

Um comunicado à imprensa da UC Riverside menciona que a doença do greening dos citros, também conhecida como HLB ou Huanglongbing, foi relatada na Califórnia. Isso não é pouca coisa, já que o estado é responsável por 80% da produção de cítricos dos Estados Unidos - embora nenhum dos relatórios especifique a infecção em pomares comerciais. 

Em uma tentativa de mitigar a propagação no estado, o Instituto Nacional de Alimentação e Agricultura impulsionou os esforços liderados pela UC Riverside com uma bolsa de pesquisa de $ 4,67 milhões. O botânico da UCR que lidera o estudo, Chandrika Ramadugu, já identificou espécies de microcitrus que apresentam resistência natural ao HLB. 

Entre os desafios do esforço está o risco de criar fios híbridos que têm resistência ao HLB, mas podem não ter um gosto bom. É necessário gerar vários híbridos e, em seguida, selecionar as melhores cepas com base na resistência e no sabor para contornar esse risco. Em suas amostras identificadas, o microcitrus, que inclui o menor limão australiano, é geralmente mais amargo e tem um sabor mais acentuado do que outras frutas cítricas como a laranja. A equipe do UCR busca a composição genética certa para criar uma fruta resistente ao HLB com a doçura certa. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.