CI

Hidrogel economiza 12% de água na produção de mudas

A nanotecnologia permite acelerar o crescimento das folhas e raízes, levando menos tempo para desenvolver


Foto: Paula Fernandes/Embrapa

O custo de produção é fator determinante em qualquer atividade. Na produção de hortifrúti á é possível produzir mudas com clico antecipado de três dias e crescimento mais rápido de raízes e folhas. O cenário leva a uma redução de cerca de 12% de consumo de água na produção. Isso é possível com um hidrogel com nanotecnologia que possui sistema de liberação controlada de ureia.

A tecnologia já foi testada no Distrito Federal durante dois anos em cultivos de tomate e pimentão. Os próximos testes serão feitos em folhosas como alface, rúcula e espinafre. Os experimentos realizados com a cultivar de tomate BRS Nagai e com uma variedade comercial de pimentão revelaram que não existe o risco de o hidrogel competir com as mudas por água e por nutrientes ou de liberar resíduos tóxicos para as plantas. 

O novo hidrogel teve as dosagens ajustadas aos principais tipos de substratos como fibra de coco, casca de pinus e turfa. Os testes foram feitos com três diferentes composições de substrato: puro, acrescido de hidrogel e o terceiro com hidrogel enriquecido com ureia. 

O hidrogel foi desenvolvido em uma parceria das Embrapas Hortaliças (DF) e Instrumentação (SP). Os dados foram obtidos, inicialmente, pela pesagem diária das bandejas contendo as diferentes composições, considerando a quantidade de água utilizada na irrigação e a liberada pelo orifício das bandejas. Os resultados comprovaram que o uso do substrato com hidrogel permite ganhos de 15% a 25% no peso das bandejas, com reabsorções diárias que se mantiveram eficientes por, pelo menos, 25 dias. “Com isso, nós verificamos que os experimentos com substrato contendo o hidrogel apresentaram redução da necessidade de irrigar as mudas, o que possibilitou economia de água e de gastos indiretos, como energia e insumos”, ressalta o pesquisador Marçal Henrique Amici Jorge.

Após comprovar a capacidade de absorção de água, os estudos foram direcionados para a avaliação do crescimento e do desenvolvimento das mudas de pimentão e tomate nas três composições de substrato. De acordo com o pesquisador Raphael Augusto de Castro e Melo, que também participa desse trabalho, as formulações dos hidrogéis possuem a propriedade de trocar cargas e liberar de maneira gradativa macro e micronutrientes para a planta. No caso do hidrogel nanocompósito, essa propriedade é atribuída à presença de um argilomineral. “Por possuir essa característica, em associação aos demais componentes da composição do hidrogel, a troca de nutrientes foi otimizada, tornando o produto mais eficaz”, ressalta.

O estudo mostrou que o hidrogel enriquecido com ureia, que é formada por 44% de nitrogênio, libera esse nutriente lentamente para as mudas, resultando na melhor qualidade das plantas. De acordo com os pesquisadores, o fato de o nitrogênio estar prontamente disponível, independentemente de suplementação de adubos nitrogenados, possibilitou que as mudas atingissem o tamanho ideal da parte área e do sistema radicular até três dias antes das mudas produzidas somente com o substrato e complementações com fertirrigação. 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.