CI

Histórias de produtores de leite vão parar em e-book

Emater/RS-Ascar reuniu em um e-book 105 histórias inspiradoras de produtores de leite, de 82 municípios do Rio Grande do Sul


A Emater/RS-Ascar reuniu em um e-book 105 histórias inspiradoras de produtores de leite, de 82 municípios do Rio Grande do Sul. Os textos dos extensionistas retratam a experiências de agricultores familiares que, ao buscarem Assistência Técnica e Extensão Rural e Social, investiram em gerenciamento e evoluíram. O lançamento do livro ?Produção de leite no Rio Grande do Sul ? 105 histórias inspiradoras da agricultura familiar? ocorreu na Casa Institucional da Emater/RS-Ascar na Expointer, nesta sexta-feira (31/08).

Da solenidade participaram diversas autoridades, como o secretário de Desenvolvimento, Pesca e Cooperativismo (SDR), Tarcísio Minetto, o presidente da Emater/RS, Iberê Orsi, o diretor técnico da Emater/RS, Lino Moura, extensionistas e produtores que contaram um pouco destas histórias. Orsi ressaltou a importância deste e-book com boas experiências onde as pessoas terão acesso gratuito a um conteúdo de qualidade. 

Márcia Dalla Líbera, o esposo João e o filho Davi, ilustram a capa do e-book e estiveram no evento contando como mudaram, desde 2016, a forma de produzir leite com recuperação de pastagem, melhoria da fertilidade do solo, controle biológico de pragas e pastoreio rotativo. ?Estas melhorias fizeram a gente continuar no leite e não virarmos mais um número das estatísticas de produtores que desistem da atividade?, relatou, emocionada, a agricultora.

Segundo o organizador do livro digital, o zootecnista da Emater/RS-Ascar, Jaime Ries, ?com os relatos reunidos neste material pretendemos homenagear dezenas de milhares de agricultores familiares que, através de seu esforço, posicionaram nosso Estado no segundo lugar na aquisição de leite pelas indústrias de laticínios do país?.

Ries comenta ainda que o e-book é uma forma de reconhecimento ao comprometimento e a dedicação dos extensionistas que trabalham junto a estas famílias, seja por meio da assistência técnica, levando conhecimento através da participação dos produtores em eventos ou proporcionando acesso à políticas públicas. ?Foram 150 extensionistas de municipais e regionais envolvidos na elaboração da publicação?, destacou. Sabine Kasinger, de Cristal, e Leandro Ebert, de Fagundes Varela são os integrantes da Emater/RS-Ascar que mais experiências relataram.

O zootecnista Ries conta ainda que o setor leiteiro vem passando por mudanças profundas e os extensionistas estão analisando a produção e os produtores que continuam progredindo na atividade enquanto muitos desistem. Algumas dessas boas experiências estão relatas nesta publicação e também são a base das ações de Ater para a atividade leiteira

O livro ?Produção de leite no Rio Grande do Sul ? 105 histórias inspiradoras da agricultura familiar? pode ser acessado gratuitamente por meio de um QRCode que está sendo distribuído na 41ª Expointer, ou por meio do link: 
http://www.emater.tche.br/site/arquivos_pdf/teses/Producao_leite_RS.pdf

Acompanhe esta e outras atividades que acontecem durante a 41ª Expointer no facebook da Emater/RS-Ascar, no endereço: www.facebook.com/EmaterRS

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.